Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 20 de Novembro de 2024 às 09:34

Biblioteca Pública do Estado promove espetáculo gratuito em celebração ao Dia da Consciência Negra

Grupo Desagravo transforma poesias de Oliveira Silveira em músicas na sexta (22)

Grupo Desagravo transforma poesias de Oliveira Silveira em músicas na sexta (22)

EDUARDO SOUZA/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
A Biblioteca Pública do Estado apresentará na sexta-feira (22), às 19h, o espetáculo Pelo escuro – letra e música, poemas afro gaúchos, com o grupo Desagravo. Em celebração ao Dia da Consciência Negra, serão interpretadas canções em homenagem ao poeta Oliveira Silveira. A apresentação integra o projeto poético-musical A palavra voa – poesia que se canta, em que textos literários de autores regionais são transformados em músicas. Com entrada gratuita, o evento ocorre no Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190).O espetáculo, idealizado pelo músico e compositor porto-alegrense Vladimir Rodrigues, intercala canções com a leitura de poemas, a partir da adaptação musical do livro Pelo escuro – Poemas afro-gaúchos, lançado em 1977, por Silveira. Rodrigues explica que os textos presentes na obra poética traçam uma visão panorâmica da vivência e sobrevivência negra no Rio Grande do Sul. As composições transitam entre passado, presente e futuro, em ritmos e gêneros musicais apropriados para cada enredo, como chacarera, chamamé, milonga, samba, samba-canção, samba-de-roda, suingue, vanera, xote e zamba. O espetáculo integra a programação oficial da Sedac no Novembro Negro, em celebração ao Dia da Consciência Negra, do qual Oliveira Silveira foi um dos idealizadores.
A Biblioteca Pública do Estado apresentará na sexta-feira (22), às 19h, o espetáculo Pelo escuro – letra e música, poemas afro gaúchos, com o grupo Desagravo. Em celebração ao Dia da Consciência Negra, serão interpretadas canções em homenagem ao poeta Oliveira Silveira. A apresentação integra o projeto poético-musical A palavra voa – poesia que se canta, em que textos literários de autores regionais são transformados em músicas. Com entrada gratuita, o evento ocorre no Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190).

O espetáculo, idealizado pelo músico e compositor porto-alegrense Vladimir Rodrigues, intercala canções com a leitura de poemas, a partir da adaptação musical do livro Pelo escuro – Poemas afro-gaúchos, lançado em 1977, por Silveira. Rodrigues explica que os textos presentes na obra poética traçam uma visão panorâmica da vivência e sobrevivência negra no Rio Grande do Sul.

As composições transitam entre passado, presente e futuro, em ritmos e gêneros musicais apropriados para cada enredo, como chacarera, chamamé, milonga, samba, samba-canção, samba-de-roda, suingue, vanera, xote e zamba. O espetáculo integra a programação oficial da Sedac no Novembro Negro, em celebração ao Dia da Consciência Negra, do qual Oliveira Silveira foi um dos idealizadores.

Notícias relacionadas