Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 14 de Outubro de 2024 às 19:29

Centro Cultural da UFRGS e Pinacoteca Barão de Santo ngelo inauguram exposição em parceria

O trabalho Triacantho é o mais antigo entre os selecionados para a mostra, que abarca cerca de 50 anos de pensamento artístico sobre a fotografia

O trabalho Triacantho é o mais antigo entre os selecionados para a mostra, que abarca cerca de 50 anos de pensamento artístico sobre a fotografia

ANDERSON ASTOR/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
Nesta terça-feira (15), às 19h, o Centro Cultural da UFRGS (rua Eng. Luiz Englert, 333) inaugura a exposição Transparência e Opacidade I: Fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Com curadoria de Alexandre Santos e Camila Schenkel, a mostra propõe uma reflexão sobre a presença da fotografia na arte contemporânea a partir do acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS (IA). A mostra pode ser visitada até o dia 31 de janeiro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, nas salas Nogueira e Laranjeira do Centro Cultural. A entrada é franca. A exposição reúne obras de 30 artistas de diferentes gerações. São professores e egressos do IA cuja relação com a imagem fotográfica constitui-se tanto como linguagem de trabalho quanto como forma de pensamento que acompanha seus processos de criação. A tensão entre transparência e opacidade é a chave de leitura escolhida para abordar esta especificidade da coleção.
Nesta terça-feira (15), às 19h, o Centro Cultural da UFRGS (rua Eng. Luiz Englert, 333) inaugura a exposição Transparência e Opacidade I: Fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Com curadoria de Alexandre Santos e Camila Schenkel, a mostra propõe uma reflexão sobre a presença da fotografia na arte contemporânea a partir do acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS (IA). A mostra pode ser visitada até o dia 31 de janeiro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, nas salas Nogueira e Laranjeira do Centro Cultural. A entrada é franca.

A exposição reúne obras de 30 artistas de diferentes gerações. São professores e egressos do IA cuja relação com a imagem fotográfica constitui-se tanto como linguagem de trabalho quanto como forma de pensamento que acompanha seus processos de criação. A tensão entre transparência e opacidade é a chave de leitura escolhida para abordar esta especificidade da coleção.
Os artistas são:
Alfredo Nicolaiewsky
Andréa Brächer
Carlos Pasquetti
Clóvis Dariano
David Ceccon
Dirnei Prates
Eduardo Vieira da Cunha
Elaine Tedesco
Elcio Rossini
Fábio Del Re
Fernanda Cony
Flavya Mutran
Gilberto Perin
Helena Martins-Costa
Hélio Fervenza
Lenora de Barros
Leopoldo Plentz
Luiz Carlos Felizardo
Luiz Eduardo Robinson Achutti
Mara Alvares
Marcelo Chardosim
Maria Ivone dos Santos
Maria Jesús Olivos
Mariane Rotter
Marina Camargo
Patricio Farías
Romy Pocztaruk
Sandra Rey
Vera Chaves Barcellos
Vilma Sonaglio

Notícias relacionadas