Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 14 de Outubro de 2024 às 10:16

9º Festival Kino Beat inicia nesta terça-feira

Exposição MIJUNH MÁG FI abre projeto, que vai até março de 2025

Exposição MIJUNH MÁG FI abre projeto, que vai até março de 2025

ARUNA M CRUZ/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
No ano em que celebra 15 anos de existência, o 9º Festival Kino Beat promove uma programação que resgata uma série de propostas e formatos realizados ao longo deste período, com início a partir desta terça (15) e seguindo até março de 2025, em Porto Alegre. É a partir de seu próprio legado, através de formatos, pesquisas, linguagens artísticas, conceitos e parcerias já realizados, que se desenvolve a programação da 9ª edição do festival. Com uma programação de 15 eventos ocupando ao longo de cinco meses 14 espaços da cidade, o 9º Festival Kino Beat promoverá exposições, performances, residência artística, festa de rua, apresentações musicais, intervenção urbana, mostra de filmes e oficinas com entrada franca. A programação completa da Residência, que inicia em 28 de outubro e se encerra em 28 de novembro com uma exposição coletiva, inclui ações formativas voltadas para os residentes e o público em geral. A primeira atividade da programação ocorre na Casa Musgo na terça (15), com a exposição MIJUNH MÁG FI. A mostra apresenta fotografias de Aruna Cruz performadas por Geórgia Macedo e Iracema Gah Teh nas margens de Goj Bag, o Rio Guaíba, e uma escultura feita de cipó criada pela professora e artista visual Vera Kaingang. Na abertura, a partir das 20h, Geórgia e Iracema apresentam uma performance, com intervenção sonora de Thiago Ramil e iluminação de Kalisy Cabeda.Nesta edição, além de promover atividades diversas, o Kino Beat se propõe a fomentar espaços e iniciativas na cidade. A MAPC - Micro Aceleradora de Partículas Criativas se apropria da nomeação dos dispositivos da física, que trabalham com partículas subatômicas para desvendar os mistérios do universo. No contexto do festival, a MAPC busca acelerar ou desencadear a energia criativa de projetos, espaços e profissionais culturais. Os selecionados integram a programação do Kino Beat, com autonomia para dar continuidade em pesquisas ou desenvolver novas ações, através de comissionamento parcial ou total das propostas. A segunda edição da Residência Formigueiro, iniciativa do Festival Kino Beat, dá continuidade ao seu formato de pesquisa e criação artística. O nome da residência mantém-se o mesmo, apesar da mudança de um dos seus pilares de estudo e relação. Agora, os insetos dão lugar ao Guaíba, como parceiro na investigação de histórias sobre a capital. Para além da celeuma do Guaíba enquanto rio ou lago, a proposta é pensar nele como um corpo hídrico único, que apresenta características dos dois ecossistemas e que muda com o tempo. Confira a programação completa abaixo. Mais informações acesse kinobeat.com.
No ano em que celebra 15 anos de existência, o 9º Festival Kino Beat promove uma programação que resgata uma série de propostas e formatos realizados ao longo deste período, com início a partir desta terça (15) e seguindo até março de 2025, em Porto Alegre. É a partir de seu próprio legado, através de formatos, pesquisas, linguagens artísticas, conceitos e parcerias já realizados, que se desenvolve a programação da 9ª edição do festival.

Com uma programação de 15 eventos ocupando ao longo de cinco meses 14 espaços da cidade, o 9º Festival Kino Beat promoverá exposições, performances, residência artística, festa de rua, apresentações musicais, intervenção urbana, mostra de filmes e oficinas com entrada franca. A programação completa da Residência, que inicia em 28 de outubro e se encerra em 28 de novembro com uma exposição coletiva, inclui ações formativas voltadas para os residentes e o público em geral.

A primeira atividade da programação ocorre na Casa Musgo na terça (15), com a exposição MIJUNH MÁG FI. A mostra apresenta fotografias de Aruna Cruz performadas por Geórgia Macedo e Iracema Gah Teh nas margens de Goj Bag, o Rio Guaíba, e uma escultura feita de cipó criada pela professora e artista visual Vera Kaingang. Na abertura, a partir das 20h, Geórgia e Iracema apresentam uma performance, com intervenção sonora de Thiago Ramil e iluminação de Kalisy Cabeda.

Nesta edição, além de promover atividades diversas, o Kino Beat se propõe a fomentar espaços e iniciativas na cidade. A MAPC - Micro Aceleradora de Partículas Criativas se apropria da nomeação dos dispositivos da física, que trabalham com partículas subatômicas para desvendar os mistérios do universo. No contexto do festival, a MAPC busca acelerar ou desencadear a energia criativa de projetos, espaços e profissionais culturais. Os selecionados integram a programação do Kino Beat, com autonomia para dar continuidade em pesquisas ou desenvolver novas ações, através de comissionamento parcial ou total das propostas.

A segunda edição da Residência Formigueiro, iniciativa do Festival Kino Beat, dá continuidade ao seu formato de pesquisa e criação artística. O nome da residência mantém-se o mesmo, apesar da mudança de um dos seus pilares de estudo e relação. Agora, os insetos dão lugar ao Guaíba, como parceiro na investigação de histórias sobre a capital. Para além da celeuma do Guaíba enquanto rio ou lago, a proposta é pensar nele como um corpo hídrico único, que apresenta características dos dois ecossistemas e que muda com o tempo. Confira a programação completa abaixo. Mais informações acesse kinobeat.com.
OUTUBRO

Exposição MIJUNH MÁG
15 de outubro a 03 de novembro
Abertura 15 de outubro às 20h, com performance de Georgia Macedo e Iracema Gah Teh com intervenção sonnora de Thiago Ramil e iluminação de Kalisy Cabeda
Ter. a Sex. das 14h às 18h
Sab. e Dom. das 10h às 18h
Casa Musgo - Av. Venâncio Aires, 860

Casa Baka - CLAC II (Circuito de Arte Contemporânea na América Latina)
programa Micro Aceleradora de Partículas Criativas (MAPC)
Exposição: O outro imaginário
24 de outubro a 6 de dezembro
Abertura: 24 de outubro às 19h
Visitação: sextas, das 14h às 18h.
Rua da República, 139

2ª Residência Formigueiro (residência)
28 outubro até 28 novembro
Instituto Remanso - rua Santo Antônio, 366

APPH (oficinas na Residência Formigueiro)
29 de outubro e 03 de novembro
Instituto Remanso
29/10 - 16h
03/11 - 14h

Instalação Pulsar de Dimitri Lima e Gabriel Castro
De 31 de outubro a 31 de janeiro de 2025
Instituto Ling - rua João Caetano, 440
Segunda a sábado, das 10h30 às 20h

NOVEMBRO

Casa Surdina (feira gráfica e shows)
Programa MAPC
02 de novembro, das 13h às 20h
rua Cel. Fernando Machado, 707

Picnic de um Jardim Suspenso (apresentações musicais e performance)
09 de novembro
Museu Joaquim Felizardo - rua João Alfredo, 582

OEC - Observatório Estético do Clima (Exposição) - Coletivo Animal Autotune (Mario Arruda e Filipi Filippo)
14 de novembro a 21 de dezembro
Abertura 14 de novembro, às 19h
Espaço Força & Luz - Rua dos Andradas, 1223
Segunda a sexta-feira: 10h às 19h
Sábado: 11h às 18h

Mostra Kino Beat de Filmes relacionados à música
De 15 a 22 de novembro (abertura e encerramento com DJs)
Cinemateca Capitólio - rua Demétrio Ribeiro, 1085

Beirada (Marcela Futuro e Tiago Gasperin) (Dia do Guaíba - intervenção urbana parte da residência Formigueiro)
24 de novembro
Horário e local a definir

Exposição Residência Formigueiro
28 de novembro a 02 de março
Galeria Augusto Meyer (CCMQ - Rua dos Andradas, 736)


DEZEMBRO

Banquete - Gazzebo (exposição/intervenção/performance) - parte do programa MAPC
06 de dezembro
Casa de Cultura Mario Quintana

Enxame de Felix Blume (instalação sonora)
12 dezembro a 02 de março
Sala Radamés Gnatalli (5º andar CCMQ)

Plano Beat (festa de rua com o coletivo Plano) - parte do programa MAPC
14 de dezembro
Espaço público a definir

Notícias relacionadas