A Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) lançou, nesta terça-feira (14), formulários para cadastro de pessoas físicas e jurídicas interessadas em contribuir com a recuperação de museus, bibliotecas públicas municipais e acervos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A ideia é mapear profissionais especializados, como restauradores, pesquisadores e arquitetos, além empresas e voluntários para atuarem na recuperação do patrimônio cultural.
A força-tarefa coordenada pelo Sistema Estadual de Cultura (SEC) inclui a limpeza, reorganização física das instituições e identificação dos danos causados pela água ao patrimônio arquitetônico e aos acervos culturais e históricos.
Por meio de formulários digitais, os interessados em participar das atividades poderão indicar áreas de especialização nas quais podem auxiliar – como trabalho técnico especializado, transporte ou obras civis.
Desde o início da situação de emergência, a Sedac recebeu diversas manifestações de instituições, grupos de pesquisa, empresas e especialistas preocupados em contribuir com o planejamento e a organização de ações emergenciais para a recuperação dos espaços.