Desde os ataques do Hamas em 7 de outubro e da ofensiva israelense, milhares de pessoas foram mortas e feridas. Nos dias que se seguiram ao início dos conflitos, o fotógrafo e documentarista Gabriel Chaim registrou a dor e a escalada da violência na região. Em Evel, Hazin - Dias de Luto que estreia na GloboNews na quinta-feira (28), às 23h, Chaim mostra o sofrimento de civis palestinos e israelenses que tiveram parentes mortos.
Na cidade de Ramallah, ele acompanhou protestos de civis próximo ao assentamento de colonos israelenses de Beit El. O documentário também mostra a tristeza da família de um jovem de 16 anos, que foi morto após ser atingido por um disparo de um soldado perto de um muro entre o campo de Jarzoun e um assentamento israelense.
Chaim conversou com palestinos da Faixa de Gaza que trabalhavam em Israel e perderam as licenças de trabalho com a guerra. Evel, Hazin - Dias de Luto mostra ainda o aumento da pressão dos colonos radicais israelenses sobre palestinos. Quase dois mil deles foram forçados a deixar seus lares.