Atualizado às 15h37min
Foi divulgado na manhã deste domingo (17) o falecimento do jornalista e radialista Paulo de Andrade Moreira. A informação foi publicada pelo perfil oficial do Festival Paulo Moreira no Instagram.
Segundo amigos, Moreira estava há pelo menos duas semanas internado no Hospital Dom Vicente Scherer, na Capital, devido a complicações de uma insuficiência renal. Ele deixa duas filhas e uma neta.
O trabalho que Moreira desenvolveu ao longo de mais de 40 anos de profissão fez dele uma referência do jazz e do segmento de música instrumental. O jornalista foi criador do Sessão Jazz, programa da FM Cultura que esteve no ar por cerca de 20 anos e se tornou icônico no rádio gaúcho. Também atuou como produtor e redator do programa radiofônico Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann na 102.3 FM, e foi colunista musical no jornal Correio do Povo.
Mesmo com a saúde debilitada há anos (o que motivou iniciativas de amigos, como o Festival Paulo Moreira, para financiar seus custos de saúde), seguia ativo na cena cultural gaúcha, e mantinha atividades como a participação no projeto Audições Comentadas, no Instituto Ling. Ultimamente, o jornalista vivia com a presença constante de uma cuidadora, recebendo visitas frequentes de amigos e amigas.
O velório ocorre neste domingo (17), no Cemitério Santa Casa, na capela 28, a partir das 13h. A cerimônia de despedida está agendada para às 17h na avenida Oscar Pereira, nº 423, no bairro Azenha.