Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 04 de Dezembro de 2023 às 15:55

Queta Lavat, atriz mexicana de 'Rebelde' e 'A Usurpadora', morre aos 94 anos

Atriz se tornou famosa entre brasileiros ao interpretar papel de Dona Piedade em 'A Usurpadora'

Atriz se tornou famosa entre brasileiros ao interpretar papel de Dona Piedade em 'A Usurpadora'

QUETA LAVAT/INSTAGRAM/REPRODUÇÃO/JC
Compartilhe:
Agência Estado
A atriz mexicana Queta Lavat, mais conhecida no Brasil por papéis na novela Rebelde e no remake de 2019 de A Usurpadora, morreu aos 94 anos. A informação foi confirmada por amigos e familiares em comunicado nas redes sociais."Anunciamos, com pesar, o falecimento de Queta Lavat. Grande atriz, melhor mulher, mãe extraordinária. Com memórias profundas e amor. Família Carrillo Lavat", diz a nota.De acordo com o jornal mexicano El Financeiro, a atriz passou por uma cirurgia em março de 2023, após ser internada às pressas devido a uma trombose na perna. A causa da morte, contudo, não foi informada. Ela deixa quatro filhos.Queta é considerada uma das grandes atrizes da história do México. Em mais de 75 anos de carreira, ela se destacou no cinema, na televisão e nos teatros, além de ter feito parte da era de ouro do cinema mexicano entre as décadas de 1930 e 1950.Em abril de 2018, a atriz recebeu o mais alto reconhecimento da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas, o Ariel de Ouro, que "simboliza o trabalho de excelência que um membro da indústria cinematográfica alcançou ao longo de sua carreira e que contribuiu para o desenvolvimento e crescimento da cinematografia mexicana".Nas redes sociais, a Academia publicou uma homenagem à atriz. "Lamentamos profundamente a perda da querida atriz e Ariel de Ouro 2018, Queta Lavat. Seu legado na indústria cinematográfica e televisão mexicana é inesquecível. Enviamos nossas mais sinceras condolências à sua família e amigos neste momento difícil. Descanse em paz", diz o post.Queta participou de mais de 40 novelas. Um dos seus últimos trabalhos na televisão foi a nova versão do clássico A Usurpadora, em que viveu Dona Piedade. Já em Rebelde, que coleciona fãs brasileiros, ela interpretou Angelita.A Associação Nacional de Atores do México, da qual Queta era membra, lamentou a morte da atriz nas redes sociais. "Atriz mexicana com vasta experiência em teatro, cinema e televisão. Aos seus familiares e amigos enviamos as nossas condolências", diz a publicação.O Secretário de Turismo do Governo do México, Miguel Torruco Marqués, também lamentou a morte. "Minha esposa Gloria e eu lamentamos a sensível morte de nossa querida Queta Lavat, sem dúvida uma atriz extraordinária da Idade de Ouro do cinema mexicano. Nossas mais profundas condolências à sua família e amigos", escreveu.
A atriz mexicana Queta Lavat, mais conhecida no Brasil por papéis na novela Rebelde e no remake de 2019 de A Usurpadora, morreu aos 94 anos. A informação foi confirmada por amigos e familiares em comunicado nas redes sociais.

"Anunciamos, com pesar, o falecimento de Queta Lavat. Grande atriz, melhor mulher, mãe extraordinária. Com memórias profundas e amor. Família Carrillo Lavat", diz a nota.

De acordo com o jornal mexicano El Financeiro, a atriz passou por uma cirurgia em março de 2023, após ser internada às pressas devido a uma trombose na perna. A causa da morte, contudo, não foi informada. Ela deixa quatro filhos.

Queta é considerada uma das grandes atrizes da história do México. Em mais de 75 anos de carreira, ela se destacou no cinema, na televisão e nos teatros, além de ter feito parte da era de ouro do cinema mexicano entre as décadas de 1930 e 1950.

Em abril de 2018, a atriz recebeu o mais alto reconhecimento da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas, o Ariel de Ouro, que "simboliza o trabalho de excelência que um membro da indústria cinematográfica alcançou ao longo de sua carreira e que contribuiu para o desenvolvimento e crescimento da cinematografia mexicana".

Nas redes sociais, a Academia publicou uma homenagem à atriz. "Lamentamos profundamente a perda da querida atriz e Ariel de Ouro 2018, Queta Lavat. Seu legado na indústria cinematográfica e televisão mexicana é inesquecível. Enviamos nossas mais sinceras condolências à sua família e amigos neste momento difícil. Descanse em paz", diz o post.

Queta participou de mais de 40 novelas. Um dos seus últimos trabalhos na televisão foi a nova versão do clássico A Usurpadora, em que viveu Dona Piedade. Já em Rebelde, que coleciona fãs brasileiros, ela interpretou Angelita.

A Associação Nacional de Atores do México, da qual Queta era membra, lamentou a morte da atriz nas redes sociais. "Atriz mexicana com vasta experiência em teatro, cinema e televisão. Aos seus familiares e amigos enviamos as nossas condolências", diz a publicação.

O Secretário de Turismo do Governo do México, Miguel Torruco Marqués, também lamentou a morte. "Minha esposa Gloria e eu lamentamos a sensível morte de nossa querida Queta Lavat, sem dúvida uma atriz extraordinária da Idade de Ouro do cinema mexicano. Nossas mais profundas condolências à sua família e amigos", escreveu.

Notícias relacionadas