Porto Alegre, terça-feira, 06 de maio de 2025.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 06 de maio de 2025.

cinema

- Publicada em 27 de Julho de 2023 às 10:12

Novo filme de Julio Bressane, Capitu e o Capítulo estreia nesta quinta (27)

Inspirado na obra de Machado de Assis, filme traz Mariana Ximenes, Vladimir Brichta e Enrique Diaz nos papéis principais

Inspirado na obra de Machado de Assis, filme traz Mariana Ximenes, Vladimir Brichta e Enrique Diaz nos papéis principais


Viviane D'Avila/divulgação/jc
Um dos maiores clássicos da literatura nacional, Dom Casmurro, ganha uma nova leitura cinematográfica pelas mãos de Julio Bressane. Capitu e o Capítulo chega aos cinemas nesta quinta-feira (27), trazendo Mariana Ximenes, Vladimir Brichta e Enrique Diaz como protagonistas. A classificação indicativa é 14 anos.No filme, Mariana assume o famoso papel de Capitu, cujos "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" seduzem o jovem Bentinho (Vladimir), que, anos mais tarde, na maturidade, narra toda essa história, assumindo o apelido de Casmurro (Enrique). O que era amor se tornou um ciúme doentio, em devaneios do protagonista, que acabaram consumindo a paixão.Em Capitu e o Capítulo, o diretor parte do que há de mais cinematográfico em Machado de Assis, e desdobra a trama machadiana em capítulos de uma ficção escondida, ainda não vista. O título parte de um pequeno poema que Haroldo de Campos declamou ao próprio Bressane, em 1984. "'O importante no Dom Casmurro não é a Capitu, mas o capítulo...', disse-me. Capitu/Capítulo, este breve e lapidar poema, logo que o ouvi pela primeira vez, fiquei enfeitiçado, possuído por sua brevidade musical.”, diz Bressane. Naquele momento o autor não compreendeu o verdadeiro significado do jogo de palavras, mas agora exprime sua filosofia na linguagem cinematográfica. “O capítulo é pathos, emoção ultra acumulada, emoção extrema represada, escondida lá no fundo, oculta por severa sombra, bloqueada, sem saída. Pathologico."
Um dos maiores clássicos da literatura nacional, Dom Casmurro, ganha uma nova leitura cinematográfica pelas mãos de Julio Bressane. Capitu e o Capítulo chega aos cinemas nesta quinta-feira (27), trazendo Mariana Ximenes, Vladimir Brichta e Enrique Diaz como protagonistas. A classificação indicativa é 14 anos.

No filme, Mariana assume o famoso papel de Capitu, cujos "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" seduzem o jovem Bentinho (Vladimir), que, anos mais tarde, na maturidade, narra toda essa história, assumindo o apelido de Casmurro (Enrique). O que era amor se tornou um ciúme doentio, em devaneios do protagonista, que acabaram consumindo a paixão.

Em Capitu e o Capítulo, o diretor parte do que há de mais cinematográfico em Machado de Assis, e desdobra a trama machadiana em capítulos de uma ficção escondida, ainda não vista. O título parte de um pequeno poema que Haroldo de Campos declamou ao próprio Bressane, em 1984. "'O importante no Dom Casmurro não é a Capitu, mas o capítulo...', disse-me. Capitu/Capítulo, este breve e lapidar poema, logo que o ouvi pela primeira vez, fiquei enfeitiçado, possuído por sua brevidade musical.”, diz Bressane.

Naquele momento o autor não compreendeu o verdadeiro significado do jogo de palavras, mas agora exprime sua filosofia na linguagem cinematográfica. “O capítulo é pathos, emoção ultra acumulada, emoção extrema represada, escondida lá no fundo, oculta por severa sombra, bloqueada, sem saída. Pathologico."