Porto Alegre, qui, 08/05/25

Anuncie no JC
Assine agora
Pensar a Cidade
Bruna Suptitz

Bruna Suptitz

Publicada em 22 de Abril de 2025 às 20:13

Cooperativa de catadores de Porto Alegre participa de projeto internacional

Objetivo é qualificar processo de triagem de plásticos na Cooperativa de Trabalho e Reciclagem Campo da Tuca

Objetivo é qualificar processo de triagem de plásticos na Cooperativa de Trabalho e Reciclagem Campo da Tuca

LUIZA PRADO/JC
Compartilhe:
JC
JC
A Cooperativa de Trabalho e Reciclagem Campo da Tuca (Coopertuca), por meio de uma parceria com a Braskem, é a primeira do Rio Grande do Sul a participar do projeto “Cooperativas Mais Tecnológicas”. A iniciativa é realizada pela consultoria de sustentabilidade BASF e busca qualificar o processo de triagem de materiais plásticos para reciclagem mecânica.
Três cooperativas na América Latina já participaram da iniciativa: em São Paulo, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. A Coopertuca é a última cooperativa a participar do projeto. As informações são da assessoria de comunicação da Braskem.
O projeto envolve o uso de um dispositivo portátil desenvolvido pela trinamiX, uma subsidiária da BASF na Alemanha. Batizado de trinamiX PAL One, o espectrômetro utiliza luz infravermelha para analisar os componentes dos materiais e, desta forma, é capaz de identificar até 30 tipos diferentes de plástico. A ferramenta busca proporcionar uma maior assertividade e segurança na identificação do tipo de plástico presente no resíduo, facilitando a triagem de materiais.

A Coopertuca é formada por 25 trabalhadores responsáveis pelo gerenciamento de 70 toneladas de resíduos por mês. A cooperativa é uma das sete atendidas pelo programa Ser+ no RS, iniciativa da Braskem que visa estimular a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores da cadeia da reciclagem.

Avalie esta notícia

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários