Porto Alegre, dom, 13/04/25

Anuncie no JC
Assine agora
Pensar a Cidade
Bruna Suptitz

Bruna Suptitz

Publicada em 04 de Março de 2025 às 20:56

Fórum estimula a cooperação internacional em Arquitetura e Urbanismo

Fórum Internacional de Arquitetura e Construção Kazanysh, na Rússia, reuniu profissionais de todo o mundo

Fórum Internacional de Arquitetura e Construção Kazanysh, na Rússia, reuniu profissionais de todo o mundo

/Kazanysh Forum/Divulgação/JC
Compartilhe:
Bruna Suptitz
Bruna Suptitz
Intercâmbio acadêmico, compartilhamento de conteúdos especializados entre profissionais e governos, concursos internacionais – estes são os principais destaques que a arquiteta e urbanista Catarina Feijó relata da edição de 2025 do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção Kazanysh, realizado entre os dias 6 e 8 de fevereiro na Rússia. Catarina é CMO da Ecotelhado Soluções Sustentáveis e foi uma das representantes brasileiras no evento.
Mais de 11 mil profissionais de diversos países estiveram reunidos no novo prédio do Teatro Galiasgar Kamal para tratar de “Unidade na Diversidade”, enfatizando a importância de unir diferentes perspectivas culturais e profissionais para o desenvolvimento urbano sustentável. Foram 115 atividades distribuídas ao longo de três dias, tratando de temas como arquitetura bioclimática, revitalização de ambientes históricos e criação de cidades centradas nas pessoas.
Catarina testemunhou, no primeiro dia do evento, a reunião inaugural do Comitê de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano da Associação BRICS+, entidade que reúne 20 países e mais de 18 mil cidades de três continentes. Trata-se, como explica a arquiteta, de uma organização global formada por representantes municipais responsáveis pelo planejamento urbano, que conta com a participação de mais de 40 arquitetos-chefes de grandes metrópoles de países como Rússia, China, Brasil e Turquia.
Durante o encontro, foi assinado um memorando de cooperação para fortalecer o intercâmbio de conhecimento e tecnologia na área da arquitetura e urbanismo. Entre as iniciativas anunciadas, destaca-se a criação da Associação de Arquitetos-Chefes das Cidades do BRICS+, que busca facilitar a participação de escritórios estrangeiros em concursos internacionais e promover intercâmbios acadêmicos.
A primeira ação será o lançamento de uma plataforma digital que reunirá conteúdos especializados para arquitetos e urbanistas, incluindo informações sobre universidades, competições internacionais e soluções inovadoras aplicadas em diferentes países. Catarina, que já teve um projeto seu premiado em concurso internacional, destaca a importância da iniciativa.
No segundo dia do fórum, uma reunião entre reitores e diretores de universidades do Brasil, Rússia, Etiópia, África do Sul, Índia e China resultou na assinatura de um acordo de cooperação acadêmica e científica entre a Universidade Estadual de Arquitetura e Engenharia Civil de Kazan e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fortalecendo a colaboração entre instituições de ensino na área de arquitetura.
Além disso, concursos internacionais foram lançados no evento. Um deles, voltado para o desenvolvimento de um plano diretor para distritos inovadores do Território Federal de Sirius, está com as inscrições abetas até maio no site siriusmasterplan.com. Também foi anunciada a competição internacional para a construção do Centro de Esportes Aquáticos Extremos da Europa, que ficará em Kazan.

Instituto propõe criar ‘União dos Arquitetos dos Brics’

O presidente nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Odilo Almeida, propôs em sua apresentação durante o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção Kazanysh a criação da “União dos Arquitetos dos Brics”. O arquiteto foi um dos palestrantes da plenária de abertura do evento, realizado em fevereiro em Kazan, na Rússia.
Em sua fala, além de apresentar o IAB, Almeida considerou alguns do desafios que podem ser compartilhados pelos profissionais que vivem e atuam nos países que compõem os Brics. Ele destacou o intercâmbio nas áreas de cultura, design, tecnologias da construção, cidades inteligentes e soluções ambientalmente sustentáveis e a soberania tecnológica com o desenvolvimento de softwares e outras aplicações para projetos. As informações são do portal da entidade.
O presidente nacional do IAB também ressaltou a importância da troca de experiências entre os arquitetos dos Brics com o objetivo de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte de agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os objetivos está reduzir desigualdades e promover a reforma urbana das grandes cidades com justiça social e qualidade de vida para todos.
Segundo Almeida, a criação da União de Arquitetos dos Brics segue o exemplo de entidades profissionais internacionais existentes que promovem a integração por região e partilham interesses em comum. Ele avalia que eventos como o Kazanysh demonstram que uma entidade internacional reunindo profissionais dos Brics pode contribuir com o encaminhamento de agendas importantes para os países integrantes.
A proposta foi apresentada diante de uma mesa composta por representantes de governos, entidades e organismos de diversos países. Além de Almeida, também participou do evento pela entidade brasileira Marcos Cereto, vice-presidente do IAB para a Região Norte.

Brics

BRICS é a sigla para a parceria formada entre cinco das maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A primeira reunião do grupo aconteceu paralelamente à Assembleia Geral da ONU de 2006, em Nova York, ainda sem a participação da África do Sul. Já a primeira cúpula foi em 2009, em Ecaterinburgo, na Rússia. Dois anos mais tarde, a África do Sul passou a fazer parte do bloco.
De acordo com o governo federal, o grupo representa atualmente mais de 42% da população mundial, 30% do território do planeta, 23% do PIB global e 18% do comércio internacional.

Brics+

Em 2023, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã ingressaram como convidados no grupo, que passou a ser denominado BRICS+.

Sobre o fórum

“Kazanysh” é um fórum internacional anual de arquitetura e construção realizado em Kazan, na Rússia, desde 2021. O evento é organizado pelo Kazan Development Institute com o apoio da Prefeitura de Kazan, do Departamento de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e do arquiteto-chefe da cidade.

Notícias relacionadas

Avalie esta notícia

Comentários

0 comentários