Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.
Assine agora
Pensar a Cidade
Bruna Suptitz

Bruna Suptitz

Publicada em 04 de Janeiro de 2024 às 20:45

Eleição para o Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre tem recorde de candidatos

Composição do colegiado eleita em 2018 foi prorrogada até 2023

Composição do colegiado eleita em 2018 foi prorrogada até 2023

/MARIANA KRUSE/SMAMS/PMPA/JC
Compartilhe:
Bruna Suptitz
Nas eleições para o Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre deste ano, 20 chapas disputam as oito vagas de representantes das regiões de gestão do planejamento (RGP). Isso faz o pleito ser o mais concorrido em quase duas décadas, período com documentação disponibilizada. Nas votações anteriores, o maior número de chapas na disputa foi para a eleição do mandato 2016/2017, com 18 concorrentes.
Nas eleições para o Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre deste ano, 20 chapas disputam as oito vagas de representantes das regiões de gestão do planejamento (RGP). Isso faz o pleito ser o mais concorrido em quase duas décadas, período com documentação disponibilizada. Nas votações anteriores, o maior número de chapas na disputa foi para a eleição do mandato 2016/2017, com 18 concorrentes.
A informação consta na dissertação de mestrado "De Conselho do Plano Diretor a Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental: desenho institucional da participação no urbanismo-planejamento urbano em Porto Alegre (1955-2020)", do arquiteto e urbanista Rafael Pavan dos Passos, defendida na Ufrgs em 2022.
O levantamento considera as eleições realizadas desde o ano 2000, quando entrou em vigor o atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental, aprovado em 1999. Os dados foram coletados nas publicações do Diário Oficial de Porto Alegre e nas Atas das Eleições de cada momento.
Conforme o autor, não foram localizadas as informações referentes aos pleitos de 2002-2003 e 2004-2005. Nos biênios seguintes, o número de chapas concorrentes foi o seguinte: 17 em 2006-2007; 12 em 2008-2009; 14 em 2010-2011; 13 em 2012-2013; 14 em 2014-2015; 18 em 2016-2017; e 14 em 2018-2020.
Os conselheiros regionais, junto a um conselheiro indicado pelo Orçamento Participativo, formam a representação comunitária do colegiado, que é de um terço dos 27 integrantes. Outro terço é do poder público, com representantes indicados pela prefeitura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Metroplan. As nove vagas restantes serão preenchidas por entidades, sendo cinco de representação de classe e afins ao planejamento urbano, duas empresariais, preferencialmente da área da construção civil, e duas da área ambiental e de instituições científicas.

Eleição começa no dia 9 de janeiro

Terá início na próxima terça-feira, dia 9 de janeiro, a eleição para representantes das regiões de gestão do planejamento (RGP) do Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre. O pleito seguirá nas oito regiões até o dia 6 de fevereiro, sempre das 17h às 20h. Cada chapa é formada por um titular e dois suplentes. As regiões também elegem delegados, cujo número é definido a partir da quantidade de votantes.
A eleição para as entidades de planejamento será no dia 8 de fevereiro, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (rua Luiz Voelcker, 55). Estão inscritas 79 entidades e o pedido de impugnação está aberto até o dia 9 de janeiro. Após, até o dia 17, será possível aos impugnados apresentar resposta e pedir reconsideração da decisão.

Calendário

Horário de votação: das 17h às 20h
  • Região de Planejamento 1 - Centro
    Data: 9 de janeiro
    Local: Câmara Municipal - Salas das Comissões - Avenida Loureiro da Silva, 255, Bairro Centro Histórico
    Bairros: Floresta, Centro Histórico, Auxiliadora, Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim, Rio Branco, Montserrat, Bela Vista, Farroupilha, Santana, Petrópolis, Santa Cecília, Jardim Botânico, Praia de Belas, Cidade Baixa, Menino Deus e Azenha
 
  • Região de Planejamento 2 - Humaitá/Navegantes/Ilhas
    Data: 11 de janeiro
    Local: EMEF Vereador Antônio Giúdice - Rua Dr. Caio Brandão de Mello, 1, Bairro Humaitá
    Bairros: Farrapos, Humaitá, Navegantes, São Geraldo, Anchieta, São João, Santa Maria Goretti, Higienópolis, Boa Vista, Passo D’Areia, Jardim São Pedro, Jardim Floresta, Cristo Redentor, Jardim Lindóia, São Sebastião, Vila Ipiranga, Jardim Itú, Jardim Europa e Arquipélago
 
  • Região de Planejamento 3 - Norte e Eixo Baltazar
    Data: 16 de janeiro
    Local: FGTAS - Vida Centro Humanístico - Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, Bairro Costa e Silva
    Bairros: Sarandi, Rubem Berta, Passo das Pedras, Santa Rosa de Lima, Parque Santa Fé, Costa e Silva, Jardim Leopoldina e Jardim Itu
 
  • Região de Planejamento 4 - Leste e Nordeste
    Data:18 de janeiro
    Local: Centro Social Marista - Cesmar - Estrada Antônio Severino, 1493, Bairro Rubem Berta
    Bairros: Três Figueiras, Chácara das Pedras, Vila Jardim, Bom Jesus, Jardim do Salso, Jardim Carvalho, Mário Quintana, Jardim Sabará e Morro Santana
 
  • Região de Planejamento 5 - Glória/Cruzeiro/Cristal
    Data: 23 de janeiro
    Local: Postão da Cruzeiro - Rua Moab Caldas, 400, B. Santa Tereza
    Bairros: Cristal, Santa Tereza, Medianeira, Glória, Cascata e Belém Velho
 
  • Região de Planejamento 6 - Centro Sul e Sul
    Data: 25 de janeiro
    Local: Centro da Comunidade Parque Madepinho - Cecopam - Rua Arroio Grande, 50, Bairro Cavalhada
    Bairros: Camaquã, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis, Vila Nova, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Pedra Redonda, Ipanema, Espírito Santo, Guarujá, Serraria, Hípica, Campo Novo, Jardim Isabel, Aberta dos Morros e Sétimo Céu
 
  • Região de Planejamento 7 - Lomba do Pinheiro/Partenon
    Data: 30 de janeiro
    Local: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente - Estrada João de Oliveira Remião, 4444, Bairro Lomba do Pinheiro
    Bairros: Santo Antonio, Partenon, Aparício Borges, Vila João Pessoa, São José, Lomba do Pinheiro, Agronomia, Morro Santana e Pitinga.
 
  • Região de Planejamento 8 - Restinga e Extremo Sul
    Data: 6 de fevereiro (nova data)
    Local: Centro de Promoção da Infância e da Juventude (CPIJ) - Rua Mississipi, 130, Bairro Restinga
    Bairros: Restinga, Ponta Grossa, Belém Novo, Lageado, Lami, Chapéu do Sol, Extrema, Boa Vista do Sul, Pitinga, São Caetano e Hípica

Como será a votação

Pode votar nas eleições regionais para o Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre qualquer morador da Capital com mais de 16 anos.
A votação será presencial, sendo preciso apresentar documento de identificação e comprovante de residência ou domicílio profissional na região de gestão do planejamento onde irá votar.
Cada eleitor poderá votar em somente uma região, com um voto para a chapa de conselheiros e um para delegado regional.
Nos casos em que há apenas uma chapa concorrendo, ou se o número de candidatos a delegado for inferior ao número de vagas disponibilizadas, a eleição poderá ser por aclamação.
Os eleitos serão anunciados no dia e local da eleição, ao fim do processo. O resultado será homologado posteriormente.
 

Reuniões e análises de processos estão suspensas desde outubro

O Conselho do Plano Diretor da Capital está sem se reunir desde a última semana de outubro de 2023. Com isso, estão também suspensas as análises dos processos vinculados a projetos de grande porte, que precisam de aprovação do colegiado para seguir tramitando na prefeitura.
No dia 20 de outubro a Justiça, em caráter liminar, atendeu as demandas de uma ação popular que questiona a prorrogação do mandato 2018/2020 do Conselho a partir do adiamento das eleições que deveriam ter sido realizadas em 2020. A liminar determinou que a prefeitura realize as novas eleições. Em atendimento, os editais eleitorais foram lançados no dia 13 de novembro.
Há também o receio de que a liminar coloque em risco as decisões tomadas pelo colegiado desde julho de 2020, quando deveria ter sido renovado. Isso porque também são questionadas a validade e a legitimidade dos processos votados e das medidas deliberadas pelo Conselho desde a primeira prorrogação do mandato.
O prefeito Sebastião Melo (MDB) chegou a expressar essa preocupação, apontando que a medida "pode colocar em xeque inclusive a revisão do Plano Diretor". No fim de novembro, um recurso da prefeitura foi negado pelo Tribunal de Justiça - esse é o despacho mais recente do caso, que segue tramitando.
Com isso, Melo decidiu que enviará a proposta de revisão da lei para a Câmara somente após as eleições municipais, "mesmo que (o projeto) fique pronto antes". Ou seja, o Plano Diretor só será votado após outubro de 2024.
 

Notícias relacionadas