{{channel}}
Plano Diretor deve focar no espaço público, aponta urbanista
Criador do site Caos Planejado, Anthony Ling falou sobre história do planejamento urbano em palestra no Sinduscon
Lembrando que cada cidade tem independência para fazer o seu planejamento, o arquiteto e urbanista Anthony Ling provocou o público presente na reunião-almoço do Sinduscon-RS de segunda-feira a pensar como é feito, na prática, o planejamento das cidades. Este foi o tema da palestra do criador e editor do site
Conferência de revisão será em novembro
A próxima grande etapa participativa do Plano Diretor de Porto Alegre será nos dias 6, 7 e 8 de novembro, quando acontece a conferência de revisão, informou na reunião do Sinduscon o secretário Germano Bremm.
A expectativa da prefeitura é, após a realização da audiência pública, em dezembro, enviar o projeto de lei para a Câmara "já com essa visão", fazendo referência aos apontamentos feitos durante a palestra, como o planejamento urbano ter como foco as áreas públicas.
O secretário aponta como "desafiador" mudar o modo de se fazer o planejamento urbano, que implica modificar leis e ter "menos legislação e regras pré-determinadas que todo mundo agora, os vereadores, os órgãos de classe, o jornalismo". Ele sustenta a aposta da prefeitura de "monitorar, acompanhar e eventualmente fazer as correções necessárias quando se identifique algum problema".