Começaram a ser demolidas nesta terça-feira, 15 de agosto, as casas da avenida José Bonifácio – a rua do Brique da Redenção – que ficam atrás do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. Com isso, o terreno fica livre para o início das obras da ampliação do HPS, planejada há quase 20 anos, que terá como função suprir a demanda por leitos. A emergência seguirá no mesmo local, na esquina das avenidas Osvaldo Aranha e Venâncio Aires.
Ainda não há previsão para o início das obras da ampliação, que dependem da busca de recursos, informa a prefeitura.
Ampliação será em terreno na avenida José Bonifácio, a rua do Brique da Redenção; na imagem, as casas em foto de 2022, já desocupadas, mas antes de serem demolidas. Foto: ANDRESSA PUFAL/JC
Em julho de 2022, o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a obra de ampliação do HPS foi aprovado pelo Conselho do Plano Diretor. Na ocasião, a direção-geral do hospital informou ao Jornal do Comércio que o novo espaço será usado para suprir demandas que já existem, como conter as lotações dos centros clínicos de Porto Alegre e oferecer serviços mais completos à população.
Emergência seguirá na esquina das avenidas Osvaldo Aranha e Venâncio Aires. Foto: ANDRESSA PUFAL/JC
As casas demolidas foram desapropriadas pelo município e estavam desocupadas. Há alguns anos, eram sede de operações comerciais, como um salão de beleza e um café. O trabalho de colocar as estruturas abaixo, além da separação, remoção e transporte dos entulhos, está sendo feito pela empresa Base Demolições & Serviços.