Projetos e iniciativas públicas que incentivem o deslocamento a pé e tornem as cidades brasileiras mais seguras para pedestres podem participar da segunda edição do Prêmio Cidade Caminhável. O objetivo é reconhecer, mapear e premiar projetos e iniciativas públicas que promovam a melhoria da caminhabilidade nas cidades brasileiras. As informações são da organização do prêmio, realizado pelo Instituto Caminhabilidade com apoio da Walk21.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do formulário no site www.premiocidadecaminhavel.org até o dia 21 de julho. Serão aceitos projetos e iniciativas implementados do dia 1º janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2022 - vale mesmo para os que estivessem em elaboração e discussão antes deste período. Confira mais informações no blog Pensar a cidade.
Três categorias de cidades estão contempladas: pequenas (até 100 mil habitantes), médias (100.001 a 800 mil habitantes) ou grandes (mais de 800.001 habitantes). A divulgação do resultado será em 8 de agosto, Dia Mundial do Pedestre, como parte da programação da Semana do Caminhar 2023.
Os projetos ganhadores da primeira edição foram a reurbanização do centro de Conde (PB), a Via Parque Caruaru (PE) e o Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza (PMCFor) nas categorias Cidade Pequena, Cidade Média e Cidade Grande, respectivamente.
O Instituto Caminhabilidade é uma organização brasileira sem fins lucrativos liderada por mulheres que busca alcançar equidade de gênero e enfrentar a crise climática por meio do desenvolvimento de cidades em que pessoas e o ato de caminhar sejam prioridade. A Walk21 é uma instituição internacional sem fins lucrativos voltada para práticas que incentivem e garantam o direito de caminhar.