Projeto 'Amazônia Passa Aqui' chega a Porto Alegre

Por JC

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, na Cidade Baixa, será um dos pontos de parada do circuito
O projeto “Amazônia Passa Aqui” será lançado em Porto Alegre no próximo domingo, dia 17 de julho, com o lançamento do “Circuito Arroios e Quilombos”. O encontro será às 11h na Praça Geraldo Zaniratti, ao lado do Quilombo da Família Silva, no bairro Três Figueiras. O dia será marcado por um trajeto ciclístico de 12km que remete ao curso de um arroio imaginário que liga o Quilombo ao Guaíba, na Usina do Gasômetro. As informações são da organização do evento.
A atividade é um “Pedalnic”: começa com um piquenique com os participantes na praça e, a partir das 14h, segue com a pedalada que vai do Norte ao Centro da Capital. O circuito de Porto Alegre conta um pouco da história da cidade e traz exemplos de vegetação nativa, áreas de contemplação e árvores frutíferas presentes ao longo do trajeto. Durante a pedalada, estão previstas conversas sobre os pontos do roteiro, além da instalação de placas explicativas nos locais integrantes.
Idealizada pela Coalizão Clima e Mobilidade Ativa – CCMob, a campanha "Amazônia Passa Aqui" tem o objetivo de promover ações de rua em circuitos culturais que conectam a mobilidade ativa à proteção da Floresta Amazônica. A atividade acontece simultaneamente em outras seis capitais das regiões Sul e Sudeste do Brasil: Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Os pontos de parada do Circuito Arroios e Quilombos são:

QUILOMBO DA FAMÍLIA SILVA
PRAÇA GERALDO ZANIRATTI
JARDIM BOTÂNICO
ARROIO DILUVIO
ODOMODÊ
VILA PLANETÁRIO
PARQUE FARROUPILHA - REDENÇÃO
PRAÇA LUPICÍNIO RODRIGUES-ILHOTA
MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM FELIZARDO
CENTRO DE ACOLHIMENTO INDIGINA-AFRO DO RIO GRANDE SO SUL
LARGO ZUMBI DOS PALMARES
LARGO DO AÇORIANOS - PONTE DE PEDRA/MONUMENTO AOS AÇORIANOS/VISTA DO MURAL “QUEBRA TUDO-ABRE CAMINHOS”, NA EMPENA DO DAER.
USINA DO GASÔMETRO