Parque da Orla, em Porto Alegre, será lançado no dia 5 de julho

Concessionária administrará Parque Harmonia e trecho 1 da orla por 35 anos

Por JC

GAM3 Park administrará Parque Harmonia e trecho da Orla entre o Gasômetro e a Rótula das Cuias por 35 anos
Será no dia 5 de julho o lançamento oficial do Parque da Orla, denominação da área que compreende o Parque da Harmonia e o trecho 1 da Orla do Guaíba (entre o Gasômetro e a Rótula das Cuias), em Porto Alegre. Por 35 anos, a contar de 2021, a gestão do local será feita pelo consórcio GAM3 Parks, formado pelas empresas Grupo Austral, 3M Produções e Eventos e Deboni Empreendimentos.
A partir das 19h, na Casa do Gaúcho, a concessionária detalhará para autoridades e empresários do setor de turismo as atrações previstas para o parque. No trecho 1 da Orla, está em desenvolvimento o programa de educação ambiental Recicla Guaíba, parceria da concessionária com a startup de economia circular Polen. No início de junho, oito quiosques foram instalados.
Além do tradicional Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia será instalada uma roda gigante com 66 metros de altura, 30 cabines fechadas e climatizadas com capacidade para seis pessoas cada uma. Essa área ainda receberá atrações relacionadas ao folclore gaúcho, uma passarela entre as árvores para caminhada e um espaço destinada ao comércio e à alimentação, que terá cobertura, mas será aberto no estilo Open Mall.
Os concessionários apontam o potencial do parque para eventos ao ar livre, com capacidade para mais de 40 mil pessoas. Conforme previsto no edital, serão mantidos três eventos obrigatórios na área livre (sem construções): o Acampamento Farroupilha, o Acampamento Indígena e o Rodeio de Porto Alegre. Em outras datas, o consórcio poderá locar o espaço para eventos.
A área no Centro da Capital, agora sob gestão privada, segue sendo pública. Em conversa com a coluna logo após a entrega, pela prefeitura, das “chaves” dos parques - ato simbólico que marcou o início da concessão -, representantes da GAM3 reiteraram que não será cobrado ingresso para entrar no parque eou usar as tradicionais churrasqueiras. O custo estará em parte das atrações, para quem acessá-las, e no estacionamento - são previstas 1.200 vagas. Ao grupo que forma o consórcio, a receita virá da exploração das locações comerciais, de eventos e de patrocínios.
Conforme a GAM3 Parks, o investimento em melhorias e a operação do Parque da Orla, que tem 250 mil metros quadrados de área, terá o custo estimado de R$ 281,1 milhões ao longo de todo o contrato.