Em razão do
aumento expressivo de casos de dengue em Viamão, a prefeitura assinou um decreto de emergência para a instalação de um hospital de campanha do Exército. O decreto ocorre após o registro de pelo menos 899 casos da doença desde o início do ano (Jornal do Comércio, edição de 27/03/2025). Quem sabe investir mais em limpeza, para retirar as águas paradas, os pneus, os lixos? Investir mais em campanhas para que a população colabore com a limpeza dos locais e em materiais que matem esses mosquitos? (Lígia Fagundes Riesgo)
O governo do RS irá destinar, R$ 16 milhões, por meio do programa Assistir, para suprir as
demandas do sistema de saúde de Porto Alegre, que enfrenta superlotação das emergências (JC, 25/03/2025). Já notaram que estão sempre "apagando incêndio"? Na realidade nada era para entrar em colapso, muito menos a saúde. (André Pereira)
O Sabor de Luna, clássica operação com quitutes uruguaios em Porto Alegre, além de uma casa nova,
agora conta com um braço dedicado aos gelatos: a El Lato (Caderno GeraçãoE, JC, 27/03/2025). Já com desejo dos gelatos, alfajor e medialunas. (Laura Estrázulas de Araújo)
O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), em parceria com a Petronas Brasil,
pretende lançar até o final do ano um laboratório de tecnologias de hidrogênio. O objetivo é trabalhar com toda a cadeia de hidrogênio, desenvolvendo processos e produtos, uma vez que é considerado como uma das maiores apostas quanto aos combustíveis que serão utilizados futuramente no planeta (JC, 26/03/2025). Excelente notícia para o RS. (Frederico Boschin)
Com o
atraso no pagamento dos profissionais de saúde em três hospitais de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, desde dezembro, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) retomou o debate sobre a possibilidade de o Estado assumir a gestão das instituições (JC, 27/03/2025). É um caos nunca visto antes na cidade de Canoas. (Soraia Hütten)