Três anos após manifestar pela primeira vez a intenção de
repassar à iniciativa privada a gestão dos resíduos (lixo), a prefeitura de Porto Alegre lançou, neste mês, uma consulta pública sobre o tema, aberta até o dia 1º de fevereiro de 2025. A proposta agora apresentada prevê que a licitação seja realizada através de concorrência pública, tendo como critério de julgamento o menor valor da contraprestação a ser pago pelo concedente (Coluna Pensar a Cidade, Jornal do Comércio, edição de 11/12/2024). Primeiro precariza, depois privatiza. Tem um monte de cidades no mundo reestatizando serviços básicos como esse, mas bora lá repetir exemplos em vão! (Alex Pedretti)
Tudo está sendo entregue à iniciativa privada? O que o município vai cuidar? Para que pagar imposto, se todos os serviços estão sendo "vendidos"? Tem alguma coisa errada. (Diego Gonçalves)
Na maioria das casas, o lixo seco é maior que o orgânico. Gostaria que alguém explicasse o motivo de as lixeiras (contêineres) serem enormes apenas para lixo orgânico. Fico pensando que é para pessoas entrarem dentro procurando lixo seco. (Maura Tavares Rech)
A marca 3dus começou como um canal no YouTube e, atualmente, transformou-se em um estúdio de
criação de jogos de tabuleiro em Porto Alegre (Caderno GeraçãoE, site do JC, 28/11/2024). Que legal ver o mercado de jogos de tabuleiro indo do entretenimento ao uso em sala de aula até o empreendedorismo com a criação de um estúdio. (Vanessa Piasa)