A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de agosto a outubro de 2024 trouxe a
menor taxa de desocupação entre os 152 trimestres móveis que compõem a sua série histórica, iniciada em 2012: 6,2% da força de trabalho do País, o equivalente a 6,8 milhões de pessoas em busca de emprego (Jornal do Comércio, edição de 02/12/2024). Não consigo fechar esta conta! A taxa de desemprego cai para 6,2% e o Bolsa Família cresce para 56 milhões de beneficiários. Alguma coisa está errada. (Sérgio Tostes de Escobar)
População
A
inversão da pirâmide etária terá um forte impacto no Rio Grande do Sul nos próximos anos. Hoje, o número de idosos já supera o de crianças. A longo prazo, o IBGE prevê que 40% dos gaúchos terão acima de 60 anos em 2070 (JC, 1°/11/2024). Falam mal de mães solteiras, não possibilitam oportunidades efetivas para mães, em todas as suas características, culpabilizam e responsabilizam mulheres, a isenção do homem ainda é bem vinda, as redes de apoio são frágeis e fragilizadas… queriam o quê? (Elis Diomira Lazzarotto)
População II
Fiz a minha parte, tenho um filho. Embora goste de crianças, não sei se ele pensa em ter filhos, prefere focar na profissão e dou todo apoio, pois também foi e é meu foco. Mas meus pais tiveram três filhos, os do pai dele oito, e nós dois apenas um. Então, está diminuindo mesmo. É assim em todo o mundo, principalmente nas classes médias e altas. (Ana Albani)
Empreendedorismo
A franquia de lancherias Cavanhas funciona há quatro décadas em Porto Alegre sempre tendo como carro-chefe a variedade de xis e baurus. Agora,
inovou com um restaurante com à la minutas servidas em buffet, acompanhamentos liberados e a clássica maionese caseira (Caderno GeraçãoE, JC, 21/11/2024). Parabéns para o Cavanhas, em especial ao Eli e seu irmão, 40 anos contribuindo para o crescimento da economia da cidade. Empresários de sucesso! (Fernanda Saraiva)
Free flow
A concessionária responsável pelos trechos onde há
pedágios eletrônicos (free flows) e o governo estadual defendem a efetividade do sistema de cobrança, mesmo com as milhares de multas a motoristas por evasão nas cancelas (Site do JC, 1°/11/2024). Acho ótimo a modernização. Ainda precisamos de muito mais. (Pedro Neto)
Free flow
Onde está a fase de teste, orientação e explicação do sistema de cobrança? Para quem se pede orientação? (Nabor Machado da Silveira)