Começou a ser erguida no Parque Pontal, em Porto Alegre, uma instalação em homenagem aos heróis anônimos responsáveis por inúmeros resgates de vítimas das enchentes de maio deste ano no Rio Grande do Sul. O Monumento ao Voluntário Anônimo, criado por Siron Franco, de Goiânia, é uma iniciativa do Instituto de Estudos Empresariais e será inaugurado no próximo dia 2 de dezembro (
Jornal do Comércio, edição de 18/11/2024). Muito merecido! Gratidão àqueles que se uniram em torno do resgate de todas as vidas impactadas. (Marta Tentardini Antunes)
Homenagem II
Impossível não se emocionar relembrando a tragédia que o RS sofreu em maio. Parabéns por essa memorável escultura, a qual devemos preservar com muito respeito. (Dulce Perchin)
Homenagem III
Que lindo! Uma feliz iniciativa. (Vera de Lourdes Oliveira Galante)
Eleições 2024
Os números da rejeição nas votações somente surpreendem aqueles que veem na eleição um objeto de interesse fisiológico e comercial. Devemos saudar esse fato, pois, durante décadas, nós, mortais, votamos e atendemos aos pseudo caprichos da "democracia", mas não vemos nada de bom acontecer. Mostrem-nos onde está a decência da saúde, educação, infraestrutura e mobilidade urbana, qualidade de vida e o direito dos trabalhadores. É lamentável ver os "entendidos" condenarem o voto nulo. Perguntemos a esses "sábios", que democracia é esta que não permite a escolha? Devemos, mais do que nunca, reforçar nossos descontentamentos e sentimentos de rejeição, pois é a última arma que cada cidadão possui para lutar contra a dominação e enganação aos eleitores. (Marcelino Pogozelski, Porto Alegre)
Renato Borghetti
Com Gaita Ponto, Renato Borghetti conseguiu um feito ainda não superado. Lançado em 1984, seu disco de estreia atingiu o número de 100 mil cópias vendidas e é, até hoje, o único Disco de Ouro da música instrumental brasileira (
Reportagem Cultural, caderno Viver, JC, 08/11/2024). Vi uma apresentação do Borghetinho, era muito novinho, em Sapucaia do Sul. Fiquei encantada e lembro de comentar com o grupo que estava comigo que ele tocava muito bem e que ia fazer muito sucesso. Algum tempo depois foi reconhecido seu talento. Que bom que eu estava certa! (Vanda Peres)
Renato Borghetti II
Sua Milonga para as Missões é épica na nossa cultura. Viva ao grande Renato! (Marcelo Moura)