As vendas na 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que simboliza a retomada do setor livreiro depois das enchentes de maio, já estão sendo comemoradas. Nos primeiros dez dias do evento na Praça da Alfândega, 130 mil livros foram vendidos, 12% a mais do que no mesmo período do ano passado (
Caderno Panorama, Jornal do Comércio, edição de 12/11/2024). Há muito tempo não frequentava a nossa Feira do Livro. Fui no dia 8 de novembro para adquirir e ter o autógrafo do livro de Paulo Joaquim Silla - de Janeiro ao Uruguai. Além da satisfação de rever o amigo, fiquei impressionado com a grandeza, a beleza, a organização e as variadas atrações culturais, deixando os inúmeros visitantes com visível felicidade em estar lá. Parabéns aos organizadores! (Eduardo Fossati)
Que história especial a de Bárbara Lima, na crônica "Sob o pálio dos domingos" (
Site do JC, 04/11/2024). Me obrigou a refletir sobre a importância de olharmos ao redor e observarmos as necessidades e inseguranças de quem está ali, ao nosso lado. (Fernanda Gonçalves)
Há poucos dias os empresários foram "premiados" com a Lei nº 14.973 e várias Instruções Normativas da Receita Federal, uma delas com "apenas" 13 folhas e mais de 200 dispositivos. Seus autores desconsideram as inúmeras outras normas já impostas àqueles e com frequência asfixiam-nos com esses petardos, além de multas e outras sanções. Ignoram que isso causa aumento no chamado "custo Brasil" e que tal complexidade afasta novos investimentos. (Adelino Soares, Porto Alegre)