Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Olhar da Fé
Dom Jaime Spengler

Dom Jaime Spengler

Publicada em 30 de Agosto de 2024 às 16:56

A palavra de Deus nos fortalece

Confira a coluna Olhar da Fé

Confira a coluna Olhar da Fé

Arte/JC
Compartilhe:
JC
JC
Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos
Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos
Estamos concluindo o mês de agosto e aproxima-se setembro, dedicado à Sagrada Escritura, à Bíblia. Ao longo da história humana, percebe-se que a Palavra de Deus é como a bússola que aponta um caminho de vida, como uma direção a todos que acolhem a mensagem de salvação.
O profeta Abraão acolheu a Palavra de Deus que transformou sua vida; apontando-lhe um caminho a ser percorrido em vista de uma missão: “A Palavra do Senhor foi dirigida a Abrão. Não temas Abrão! Eu sou o teu escudo, a tua recompensa será muito grande” Gn 15,1. A palavra dirigida toca o coração de Abrão; a resposta ao acolhimento à Palavra faz com que Abrão se torne o pai de um grande povo, chamando-se agora Abraão.
A Palavra de Deus se fez gente e habitou entre nós; de sua perfeição recebemos o maior dom que é o Filho de Deus, Jesus Cristo, que é a Palavra encarnada, a plenitude da verdade revelada: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna” Jo 5,24. Aos domingos, nos reunimos para escutar o que Deus tem a nos dizer. Ao redor da Palavra que é vida, a comunidade sente-se fortalecida para dar início a mais uma semana de trabalho. Sem esse acolhimento da Palavra os dias que seguem se tornam obscuros e sem sentido.
Os discípulos de Emaús se encontravam desanimados; enquanto caminhavam com Jesus ressuscitado são agraciados pela própria Palavra encarnada, que explica todo acontecimento da paixão, morte e ressurreição. “Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava a escritura?” Lc 24,32. Diante do mundo sombrio, é preciso estar aberto à Palavra para poder compreendê-la.
O mês da Bíblia abre espaços para uma maior meditação da Palavra de Deus. Algumas pessoas tomam por resolução ao longo do mês de setembro dar uma maior atenção à leitura diária e a meditação de algumas passagens da Sagrada Escritura, com o propósito de acolher a Palavra como força transformadora em sua vida. É verdade que, ainda dentre tantos livros encontrados nos lares dos cristãos, a Bíblia está dentre estes mas, nem sempre é lida e meditada como deveria ser.
O uso diário da Sagrada Escritura fortalece e ilumina o caminho de uma pessoa, de uma família, como de uma comunidade. São Paulo lembra na Carta aos Hebreus que “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes” Hb 4,12. Continuemos a fazer uso da Sagrada Escritura com toda veneração que podemos dar, pois, o contato com a Palavra de Deus leva a pessoa a uma experiência de encontro com o Senhor; encontro que leva a um agir transformador. Que a Palavra de Deus fortaleça nossa vida e ilumine nossos caminhos.

Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre/RS

Notícias relacionadas