O lançamento e exibição do documentário Uma história de verão, dirigido por Vitório Beretta, abriu festivamente a 26ª edição de um dos mais aplaudidos e reverenciados projetos culturais gaúchos: o Porto Verão Alegre. Na noite de quarta-feira, artistas, produtores, apoiadores e patrocinadores da ideia estiveram reunidos no Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco Eva Sopher, para assistir a estreia do filme que narra o surgimento da ideia do festival que rompeu a tradição que que "teatro não era coisa de verão". José Victor Castiel e Rogério Beretta, atores e produtores, se uniram em torno da ideia e levaram avante uma proposta que, aos poucos, englobou toda a classe artística, criando plateias e formando um hábito que acaba de estrear. Inclusivo, divertido, democrático, abrangente, revolucionário, o festival de teatro que mudou a cara do verão gaúcho segue até o dia 26 de fevereiro repleto de atrações. Confira!
Rogério Beretta e Zé Vitor Castiel, idealizadores e produtores do PVA
EVANDRO OLIVEIRA/JC
Juliano Passini e Suzi Martinez estreiam espetáculo no festival
EVANDRO OLIVEIRA/JC
A Pinacoteca da Associação dos Juízes do RS (Ajuris) está com inscrições abertas para artistas interessados em expor durante 2025. Uma das propostas da Pinacoteca é oferecer oportunidade para talentos locais apresentarem suas obras de diferentes expressões artísticas, como fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, tapeçaria e demais suportes em artes visuais. Este ano a curadoria das 4 exposições será de Diego Groisman, ex-diretor da Casa de Cultura Mario Quintana. A Pinacoteca funciona no térreo do Foro II, no bairro Praia de Belas. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro. Mais informações no site da Ajuris (ajuris.org.br).
Em sua 3° edição, o jantar Notte Italiana, acontecerá nesta sexta-feira, dia 10, às 20h, no Guarita Gastronomia Torres, dentro do Parque da Guarita, abrindo as comemorações dos 150 anos de imigração italiana no RS, pelo Litoral Norte. O cantor Fabiano La Falce com seu trio, fará o show após o jantar seguido de pista de dança. No repertório os clássicos italianos, um bloco dançante de músicas latinas e o fechamento com as típicas tarantelas. Informações e reservas pelo Instagram
@sanlopez.producoes
O dia 7 de janeiro, consagrado ao leitor, levou a cidade a conhecer um espaço único na Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, o Salão das Flores. Recentemente restaurado, o salão será aberto em breve à visitação, abrigando as estantes doadas por Gilberto Schwartsmann, que serviram de vitrines na exposição dos livros raros, realizada em 2024. Na terça-feira, Ana Maria de Souza, diretora da BPE, abriu as portas do espaço para o público leitor comemorar entre livros, o seu dia. Entre os itens expostos, se encontram obras raras de seu acervo, em edições datadas a partir do século XVI, algumas confeccionadas em pergaminho, impressas e manuscritas em encadernações provenientes de diversas partes do mundo.
Elvio Gonçalves, escritor, na Biblioteca Pública do Estado
TÂNIA MEINERZ/JC