Marcando seu retorno à Sala Sinfônica - Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Ospa prestou sua homenagem ao bicentenário da imigração alemã com o concerto da noite de sexta-feira passada, baseado em Beethoven, Brahms e R. Strauss. Christoph Hartmann, oboísta da Filarmônica de Berlim foi o solista convidado, tendo Evandro Matté na regência. O governador Eduardo Leite fez a abertura da noite saudando a presença de autoridades alemãs presentes, como o secretário-geral de Hessen, na Alemanha, Benedikt Kuhn, e do cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn, salientando em sua fala a riqueza da herança cultural deixada pelos primeiros imigrantes que chegaram para se fixar no Estado.
Kathrin Kuhn e Benedikt Kuhn
EVANDRO OLIVEIRA/JC
O grupo Alma Lusitana, dedicado a promoção da música e da cultura de Portugal proporcionou uma reunião de talentos no palco do Theatro São Pedro, na noite de quarta-feira passada. Cercadas pelos músicos Jeferson Luz, na guitarra portuguesa; Maurício Montardo, no piano e viola de fado; Querim Zanette e André Sanvicente, também nas violas de fado; as cantoras Julia Machado e Alana Pereira dividiram o palco com Luana Pacheco, Isabela Fogaça, Luise Thomas, Barbara Wagner, a bailarina de flamenco, La Negra Ana Medeiros e o percussionista Otávio Moura, em uma viagem musical em comemoração ao Dia Estadual do Fado, beneficiando os atingidos pela enchente.
A família dos empresários Elias, Helena e Hélio Zorzi, dedicada ao garimpo de arte genuinamente brasileira, são os responsáveis pela abertura da loja Divina Brasilidade, que teve tarde de visitação no sábado que passou. Entusiastas da arte garimpada pelo Brasil, os empresários criaram um ambiente único, onde a originalidade das peças, a expressividade da arte indígena, em itens únicos retratam o universo dos artesãos em objetos criados em madeira, cerâmica e metal. Louças, cadeiras, móbiles, mesas e objetos de decoração são destaque na loja, em que produções de novos artistas de talento se equiparam a nomes reconhecidos da artesania nacional como Rogério Fernandes da Silva, Maria do Carmo dos Santos e Cícero da Silva Rodrigues.
Loja Divina Brasilidade, que teve tarde de visitação no sábado que passou
IVAN MATTOS/ESPECIAL/JC