A Live Festival Sol Lá Pro Sul, realizada no domingo passado, foi mais uma ação solidária para arrecadar doações, desta vez direcionadas ao Ação Cidadania e também aos músicos e profissionais do setor atingidos diretamente pelas enchentes. Com o apoio da Associação dos Músicos do Rio Grande do Sul (ASSMURS) e Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), um grupo de amigos, liderado por Vitor Soares, ergueu um festival híbrido, direto do Teatro da Pucrs, unindo apresentações ao vivo e transmissões externas, permanecendo oito horas no ar, com entrevistas, depoimentos e colaborações de diversos apoiadores da iniciativa. Loma Pereira, Dudy Eduarda, Renato Borghetti Trio, ao lado de Pedro Borghetti e Neuro Júnior, Miguel Veleda e Nati Tar, Quarteto Malus, Jessie Jazz, SickSkunkProd, Choro RJ, Tributo Michael Jackson e Bibiana Petek estavam entre as diversificadas atrações musicais que se apresentaram.
Projeto de reconstrução
Karina Capaverde, empresária responsável pela Casa Cor RS
Luciano Mota/Divulgação/JC
A empresária responsável pela franquia da Casa Cor RS, Karina Capaverde, está agilizando um projeto que envolve a Casa Cor nacionalmente para, junto de arquitetos, montar kits de moveis para as famílias atingidas pela enchente no Estado. A intenção é uma parceria com a rede e seus relacionamentos com o mercado, fornecedores e contatos de outras franquias, divulgando a ação social pelo Brasil. Em parceria com o projeto Mobília do Bem, idealizado pela arquiteta Ana Hamacek, uma equipe de arquitetos, designers e engenheiros de dez estados brasileiros trabalha para arrecadar móveis em bom estado e conectar empresas parceiras de todo o País para a doação de insumos de construção.
União de esforços
A ação já conta com mais de 15 mil famílias cadastradas para receberem o mobiliário. "Foram mapeados os projetos que tinham sinergia com o nosso negócio, que tenham braço para tudo isso, pois será preciso uma grande logística nacional, para trazer doações das franquias de todo o Brasil", comenta Karina. O Mobília do Bem já conta com representantes da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, e segue em expansão com profissionais e empresas de outros estados que possam contribuir.
O reconforto da arte
Ocre Galeria reabriu esta semana
LILIAN MAUS/DIVULGAÇÃO/JC
Aos poucos, a cultura gaúcha tem dado sinais de retorno, prestando seu auxílio e conforto na reconstrução de nossa identidade. Na trilha de rescaldo de nossos museus, teatros e casas de shows atingidos, as galerias de arte começam a dar sinal de vida. A Ocre Galeria, no Centro Histórico de Porto Alegre, comunicou sua reabertura e atendimento presencial a partir da segunda-feira, no período das 10h às 18h. A Gravura Galeria de Arte lançou a exposição Arte Salva, a princípio apresentada em um ambiente virtual e que, agora, ocorrerá presencialmente a partir do dia 6 de junho, mostrando obras de 46 artistas, com visitação aberta ao público, na rua Côrte Real, em Petrópolis.
Mesa de Cinema especial
Rejane Martins, criadora do evento Mesa de Cinema, ao lado do chef Fabrício Goulart, vai levar a edição deste mês para um abrigo localizado no Centro Esportivo da Pucrs, em evento programado para amanhã, dia 5 de junho. Os abrigados que estão lá assistirão ao filme A Princesa e o Sapo e, na sequência, receberão uma marmita especial preparada pelo chef e sua equipe. São aceitas contribuições, cuja sugestão é de um depósito de R$ 100,00 ou qualquer quantia para colaborar através do pix (CPF) 35250496091.