O Centro de Distribuição e Logística, instalado na Sociedade Libanesa, é uma parceria entre a Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE POA), Instituto Avantte e Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), e está sendo coordenado pelo empresário Willian Assis, prestando um serviço inestimável neste momento. Recebendo, selecionando e expedindo doações para abrigos cadastrados pelo sistema elaborado pelo TecnoPuc - que concentra o monitoramento dos locais cadastrados - já atendeu 15 mil pessoas. "O entra e sai é incessante de vans, caminhonetes e caminhões com doações", comenta Maria Ana Barros, voluntária e esposa de Willian. Kalil Sehbe Neto, presidente da Libanesa, está engajado no trabalho que já recebeu cerca de 40 carretas de doações, mais de 3 milhões de litros de água, montanhas de roupas vindas de todo o Brasil e 10 equipes que entregam as doações nos abrigos, além de 1.000 cestas básicas diárias.
Luiza Pereira Lima, fundadora da Verte Clinic, clínica de emagrecimento e bem-estar, colabora com todos os pacientes e influenciadores que realizam o seu tratamento com ela para estabelecer grupos de apoio e disseminar informações sobre ansiedade e alimentação em resposta aos desafios enfrentados na retomada pós-enchentes. Juntos, eles formam um canal de conversa, oferecendo uma rede de apoio em tempos difíceis.
Por iniciativa da cantora lírica e diretora artística da Casa da Música, Angela Diel, o Projeto Orquestra Jovem Casa da Música iniciou esta semana um Circuito Musical pelos abrigos de Porto Alegre. Durante duas semanas, alunos e professores da Associação Amigos Casa da Música (Aacamus) irão se apresentar, levando distração a esses locais. Os abrigos da Vila Nova e Vila Jardim foram os primeiros a receber os concertos da Camerata da Aacamus. Os coordenadores de abrigos que quiserem solicitar a participação do circuito podem contatar pelo Instagram @casadamusicapoa
A empresária Manuele Três, gaúcha residente em São Paulo, está em Porto Alegre como voluntária no resgate de animais e organizou uma sessão de fotos com o fotógrafo Carlos Sillero para registrar personalidades gaúchas que estão apoiando a campanha de adoção de animais resgatados por Deise Falci na enchente. São mais de mil animais que serão reabilitados para ganhar um novo lar. As fotos aconteceram na Dolce Pet Care, parceira de Deise. Passaram por lá para apoiar a causa, Paulo Gasparotto, Paula Feijó, Rafael Sóbis, entre outros.
A Associação Leopoldina Juvenil, presidida por Paulo Corazza, abriu suas portas para recebimento, seleção e distribuição de donativos, contando com a parceria de sócios que se mobilizaram para o voluntariado. Volmir Tatsch e Claudio Solano, ecônomos do clube, estão no preparo das refeições, juntamente com suas equipes, tendo produzido mais de 70 mil sanduíches para os resgatados da água, policiais, bombeiros e abrigados em centros de acolhimento de Porto Alegre. Mais de 2.500 refeições já foram preparadas para os abrigados na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em frente ao Juvenil, e os vestiários do clube foram disponibilizados para os banhos dos acolhidos.