{{channel}}
Festival de sucessos do cinema italiano
A pré-estreia do festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano, nesta semana no Espaço de Cinema Bourbon Country, foi com o documentário Ennio, o Maestro, dirigido por Giuseppe Tornatore, que celebra a vida e o legado do compositor italiano, falecido em 6 de julho de 2020. Através de depoimentos do músico e de seus principais parceiros ao longo da carreira, o filme relembra as grandes contribuições do maestro e arranjador italiano que escreveu músicas em diversos estilos e deixou sua assinatura em cerca de 500 produções cinematográficas e para televisão. Ennio Morricone, sozinho, criou definitivamente um estilo de trilha sonora para o cinema que segue até hoje como uma referência para qualquer cineasta. Giba Assis Brasil, Ana Luiza Azevedo, Martha Medeiros, Arthur de Faria, Áurea Baptista, Gilberto Perin e Léo Henkin foram conferir o aplaudido documentário que abriu o festival.
Mundial de assadores
Um dos mais importantes encontros de churrasqueiros do mundo, reuniu competidores dos cinco continentes, em Medellín, na Colômbia, no fim de semana passado. O torneio profissional de assadores teve uma equipe representando o Rio Grande do Sul, composta por Luciano Oleques Medeiros, também conhecido como O Luxo do Gaúcho, Cleber Espindola da Silva, Edi da Grê e Giovani Benetti. O campeonato reuniu 50 equipes de 25 países, que prepararam seus pratos para um grupo de jurados que experimentou os assados às cegas. Entre as regras básicas, a impossibilidade de usar qualquer condimento ou molho industrializado, nem termômetros ou aditivos para as carnes. A equipe gaúcha ficou com o segundo lugar na categoria costela bovina e quarto lugar geral na competição.
O que vem por aí
Neste sábado, 30 de julho, a partir das 11h, tem vernissage da exposição "Quimeras quem Dera", do artista Marcelo Zeni na Galeria Bublitz, com 35 obras inéditas com visitação até o dia 30 de agosto.
Também no sábado, a GalArt - Galeria de Arte abrirá a mostra "Pedro Weingärtner, com 23 obras do artista considerado um dos grandes nomes da arte do Rio Grande do Sul. A mostra ficará em cartaz até o dia 27 de agosto, com entrada franca.
Ivan Pinheiro Machado abrirá sua exposição de pinturas na Galeria Gestual, na próxima terça-feira, dia 2, com visitação até o dia 23 de agosto. Em pauta, o seu hiper-realismo em um trabalho cada vez mais apurado.