Primeiro saíram as logomarcas da fachada. Em 31 de dezembro, a loja vai fechar na rua Carazinho, 788, esquina com avenida Nilópolis, em Porto Alegre. Cumprindo o que já era previsto em acordo na Justiça, o Nacional da Encol, como é mais conhecida a operação na região, vai encerrar definitivamente as atividades. No local, o grupo Zaffari vai erguer um novo supermercado, minimall (lojas e serviços) e mais duas torres residenciais.
A medida cumpre acordo que estabeleceu o prazo, após a
sentença emitida em março para a desocupação. O Zaffari comprou o imóvel dos antigos donos, a família proprietária da extinta rede de autosserviço Febernati. A aquisição foi feita em 2014, e a bandeira concorrente vinha pagando aluguel à varejista gaúcha.
"A operação de supermercado é um segmento estratégico para o Grupo e o final das atividades na região deve-se, unicamente, a uma decisão do proprietário do imóvel", explica o BIG, na nota. Outro detalhe importante é que a rede que está saindo do imóvel pretende transferir os 100 funcionários da loja para outras unidades da bandeira em Porto Alegre e região.
A
área vai ter o futuro Zaffari Nilópolis, projeto que começou a tramitar em 2019 na prefeitura, que inclui ainda operações de um pequeno mall horizontal tipo de minishopping, e duas torres residenciais que serão erguidas pela incorporadora Melnick. O investimento é projetado em R$ 95 milhões, com geração de 300 empregos diretos e outros 300 indiretos nas obras.
O empreendimento já tem licença de instalação (LI) e foi enquadrado entre projetos prioritários, cuja execução deve começar em até um ano. Caso não ocorra, a LI é suspensa.
O supermercado deve seguir o conceito, layout e mix, da loja da avenida Panamericana, inaugurada em junho e que também foi remodelada onde já teve um Nacional, até 2017. O Zaffari comprou a área. Da mesma maneira, mais dois endereços que tinham filiais do Nacional têm obras da companhia -
na avenida Lucas de Oliveira, no bairro MontSerrat, em imóvel locado, e na
avenida Wenceslau Escobar, área arrematada em leilão pela varejista gaúcha. O aporte para adequar a unidade ao padrão da marca, também no estilo do Panamericana, vão somar R$ 200 milhões.
O maior grupo de supermercados do Estado e nono pelo ranking de 2021 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) tem mais empreendimentos em marcha. De supermercado, o
futuro Zaffari Moinhos, atrás do Moinhos Shopping (grupo Zaffari) e com tapumes na rua Dr Timóteo, está a pleno vapor.
Na Zona Leste da Capital, já estão em andamento as primeiras ações para implantar o
megacomplexo do Jardim Itália, na antiga Gaúcha Cross, na avenida Protásio Alves, que terá shopping, torres comerciais e loteamento.