O Sebrae, que costuma estar no dia a dia do varejo ligado a mais a suporte e consultorias, vai voltar ao ponto de venda. Isso mesmo. A coluna Minuto Varejo já tinha dado a notícia, mas agora vem com mais detalhes e até com visual de como será a futura loja do maior organismo de apoio a micro e pequenas empresas no Brasil em um dos shopping centers de Porto Alegre.
"Uma loja diferente de tudo o que varejo brasileiro já viu está nascendo em Porto Alegre", avisa a entidade, em nota à coluna. O projeto, cuja concorrência para desenvolver conceito e layout, foi vencida pelo escritório gaúcho Vera Zaffari, nome bem conhecido no setor e focado em arquitetura de ponto comercial, mostra um ambiente com diversidade de estações de exposição de produtos e fluxo que percorre as marcas.
A meta é "oferecer experiências únicas e inéditas para o consumidor e um laboratório para o desenvolvimento do empreendedor", reforça a entidade. Experiência virou palavrinha que comanda hoje as ações do segmento, o que deve abranger desde o espaço físico, como também o uso de ferramentas digitais e preparo e abordagem do vendedor.
A valorização das pessoas que estarão na relação com os consumidores terá atenção especial, além de contemplar diversidade de quem for atuar no atendimento.
Por que a operação é diferente? O desafio é levar aos consumidores o que já circula nas formações e mentorias para empreendedores que já são acompanhados pelo braço de varejo do Sebrae. A coluna já lançou conteúdos sobre a atuação e faz a cobertura, por exemplo, da comitiva que a entidade faz a coordenação técnica, de visita a lojas em Nova York e de participação de um dos maiores eventos de inovação do setor no mundo, a NRF Retail's Big Show, que é em janeiro.
A nova operação -
a primeira foi chamada de Loja Paralela e foi montada, em 2022, no Mercado Paralelo, complexo que operou até abril deste ano no DC Shopping, em Porto Alegre, e foi encerrado devido a impactos da enchente de maio -, marca ainda a
estreia em um grande empreendimento.
A unidade ficará no terceiro piso, ao lado do acesso à academia, que já tem tapume com a identificação da futura ocupante. A inauguração será no primeiro semestre de 2025, confirma o Sebrae. O foco é "abrir espaço a marcas de micro e pequeno portes testarem tendências e possibilidades de venda".
O edital para as marcas se habilitarem vai ser lançado ainda em novembro, adianta o Sebrae. A expectativa é ter operações de diversos setores e regiões do Rio Grande do Sul.