O Centro Histórico de Porto Alegre não é mais atrativo ou perdeu a força de venda, após a enchente histórica de maio? Para algumas varejistas, a região ainda é imbatível. A rede paulista de cosméticos Vonný, que tem mais de 35 mil itens em loja e foi criada em 2019, na zona leste de São Paulo, vai expandir no Rio Grande do Sul, justamente com duas filiais quase simultâneas no Centro.
LEIA MAIS: Rede de cosméticos Me.linda estreia no RS abrindo 5 lojas em sequência
Com isso, duplica a presença gaúcha, onde chegou em 2023, com loja na Capital, na rua dos Andradas. Em São Leopoldo, a marca abriu em março deste ano.
Os imóveis que já foram alugados tiveram operações na área financeira e de vestuário. Um deles é o majestoso edifício também na Andradas, em frente à Praça da Alfândega, ex-Banco Safra e, no passado, o Cine Guarany. O segundo ponto é na rua Voluntários da Pátria, ex-Marisa (moda), que fechou em 2023, em meio ao enxugamento de unidades do grupo.
A Vonný vai tentar abrir as duas lojas até o fim do ano. O setor de marketing da marca informa que dependerá de projetos e das obras. Na Voluntários, a reforma é acelerada nos 1,8 mil metros quadrados totais. A loja será no primeiro piso. No prédio do antigo banco, com área de 2,2 mil metros quadrados, falta projeto para dar início à instalação.
O movimento de abertura de lojas ligadas à área de beleza e higiene pessoal tem tido marcas relevantes entrando no mercado gaúcho e concorrendo com operadores locais. Uma delas é a Me.Linda, que abriu unidades em três shopping centers em Porto Alegre este ano. A rede não informa investimento e receita do negócio.
No Centro da Capital, a
rede Tudo em Make, de Goiás,
abriu no fim de 2023 com aposta na atração de tudo por R$ 12,00.
A rede recém-chegada aponta como trunfo preço mais baixo que concorrentes, até 30% menos. A rede tem 16 lojas, sendo 11 em São Paulo, três em Santa Catarina e duas no Estado. São 500 funcionários no total, informa a empresa.
A expansão prevê ainda novas unidades este ano em Goiânia, Curitiba e Fortaleza este ano. A rede diz que vai abrir mais pontos no Sul, incluindo o Estado, e quer ter mais de 100 lojas em todo o Brasil.