Atualizada em 16/09/2024 - Mais uma companhia aérea estrangeira retomou a venda de bilhetes e já agendou a data de retorno dos voos ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Desta vez, é Aerolíneas Argentinas, que marcou a volta da ligação direta entre Porto Alegre e Buenos Aires para 3 de janeiro de 2025.
O Salgado Filho
reabre para voos domésticos em 21 de outubro e para as ligações fora do Brasil, em 16 de dezembro. Outras duas companhias já haviam definido o retorno para a malha no exterior -
Latam e Copa Airlines. Já a
TAP Air só deve voltar em abril.
Desde meados de julho, voltaram ao local os
procedimentos de embarque e desembarque.
Obras estão aceleradas para reabrir a operação de aeronaves, com previsão de quase 130 voos diários em outubro.
A compra de bilhetes já está disponível no site da companhia argentina. A frequência é de cinco dias na semana. Será um voo entre Porto Alegre e Buenos Aires no começo da manhã às terças, quartas e sextas e aos sábados e domingos. Apenas segundas e quintas ainda não têm a ligação direta, segundo pesquisa da coluna Minuto Varejo neste domingo (15) no site da aérea.
O voo leva uma hora e 55 minutos e sai às 7h25min. O preço mais baixo das passagens é R$ 707,00 no sentido Salgado Filho para o Aeroparque, um dos dois terminais da cidade. No sentido contrário, os valores estão acima de R$ 1 mil. De Buenos Aires à Capital, o voo sai às 18h30min, com duração de uma hora e 40 minutos.
A TAP Air informou que deve retomar os voos em abril, dentro da chamada janela europeia, segundo o escritório no Brasil. Em meio ao fechamento, a empresa portuguesa decidiu ofertar voos diretos de Florianópolis a Lisboa. Mas garantiu que retomaria a operação na Capital.
A expectativa de operadores de turismo gaúchos e da própria Fraport Brasil é de retorno até o fim do ano ou começo de 2025 da aérea portuguesa. O cronograma de recuperação da pista prevê concluir o restauro, ofertando extensão completa do traçado, de 3,2 mil metros, em dezembro.
A única aeronave que necessitaria dessa condição para pousar seria o A330-900 Neo, com 298 assentos, que fazia a ligação da TAP na Capital antes da paralisação. Em Florianópolis, a companhia usa o A330-200, com menor capacidade, de 174 lugares, devido à restrição de peso da pista catarinense.