Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Minuto Varejo

Alguns dos nossos patrocinadores

Patrícia Comunello

Patrícia Comunello

Publicada em 08 de Agosto de 2024 às 18:18

Fórum varejista busca soluções para retomada do RS

Pioner (centro) e Carbone detalharam para Tumelero (esq) o que estará em foco no evento

Pioner (centro) e Carbone detalharam para Tumelero (esq) o que estará em foco no evento

THAYNÁ WEISSBACH/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Patrícia Comunello
"Será um dia de trabalho", avisa o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, sobre o I Fórum Estadual do Comércio, marcado para segunda-feira (12) em Porto Alegre.
"Será um dia de trabalho", avisa o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, sobre o I Fórum Estadual do Comércio, marcado para segunda-feira (12) em Porto Alegre.
No radar, estarão as condições de operação do setor após as cheias históricas de maio que arrasaram cidades e paralisaram negócios. Muitos ainda não voltaram, alertou Pioner, com preocupação, ao detalhar o evento em visita ao Jornal do Comércio, nesta quinta-feira (8).
"A ideia é termos o compromisso de autoridades e parlamentares com as demandas que mais impactam o dia a dia das empresas e que ajudem a reerguer as comunidades", adiantou o dirigente. "Vamos fazer a interligação com as localidades e trazer a realidade. A ideia é elencar propostas e formatar um documento com medidas no fim do fórum", explica o presidente da Federação Varejista.   
A federação reúne atualmente associados em mais de 120 cidades e cobre ainda 30 mil CNPJs por meio do SPC Brasil. "Os associados e integrantes de câmaras de lojistas e associações estarão na Capital para apresentar o que mais gera dificuldades", valorizou Pioner, lembrando que gargalos em logística, como acessos a estradas, estão entre problemas que geram mais custos e limitam envio de produtos.
"Repassar estes custos mais elevados é outro impasse, pois retira poder de compra das pessoas", pondera o dirigente. Marcos Carbone, vice-presidente da entidade, observou que muitas operações de comércio e serviços ainda registram queda no fluxo de clientes e na receita, após três meses do evento climático.
"Há uma recomposição (vendas), mas a redução é de mais de 20% agora. Em áreas turísticas, como a Serra, o impacto é maior devido ao fechamento do Aeroporto de Porto Alegre", acrescenta Carbone. O terminal na Capital voltará a ter voos somente em outubro.   
O diretor-presidente do JC, Giovanni Tumelero, destacou a importância da iniciativa para mostrar as condições depois da enchente.
"O jornal acompanha a evolução pós-cheias e também tem estado perto das regiões por meio do nosso Mapa Econômico. São pautas essenciais na nossa cobertura diária", citou Tumelero, lembrando que o segundo evento do Mapa será no dia 15, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O primeiro foi em Erechim, no Norte do Estado.
Serão quatro painéis com convidados entre a manhã e tarde. O governador Eduardo Leite fala, às 14h, no palco do fórum, no Leopoldina Juvenil, no bairro Moinhos de Vento, na Capital, sobre apoio governamental, financiamento e reconstrução de infraestruturas.
Pela manhã, o tema Políticas Públicas de Apoio à Reconstrução do RS, às 9h30min, terá os deputados federais Any Ortiz e federal Marcel van Hattem, o deputado estadual Guilherme Pasin e o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Arruda. Logo depois, os deputados estaduais Rodrigo Lorenzoni e Felipe Camozzato tratam do tema Carga Tributária e Competitividade no Comércio, às 10h45min.
O desfecho do dia será com os deputados estaduais Elton Weber, Delegada Nadine e Patrícia Alba, às 15h15min, com o painel Impulsionando as Micro e Pequenas Empresas, sobre acesso a crédito, capacitação, inovação e políticas de incentivo. As inscrições são gratuitas pelo federacaovarejista.com.br/forum-comercio.

Notícias relacionadas