Lá vem mais uma unidade do
atacarejo da Comercial Zaffari, com sede em Passo Fundo e
segundo maior grupo supermercadista gaúcho. O primeiro é o
Grupo Zaffari, com acionistas que são primos dos donos da Comercial. O
33º Stok Center está quase pronto no Litoral. Será a terceira loja na porção Norte da faixa litorânea do Rio Grande do Sul.
Com a nova operação, o grupo passo-fundense vai se firmando na liderança do modelo de super, com volume de atacado e serviço estilo consumidor final. Os atacarejos estão em plena expansão no Estado, enquanto essa onda é mais consolidada no restante do Brasil.
O destino do Stok Center desta vez é Torres, na divisa com Santa Catarina. A data da abertura:
20 de agosto, segundo nota da Comercial. Será a terceira filial a ser inaugurada este ano - as outras foram em
São Borja e Venâncio Aires. A meta do comando do grupo é chegar a
seis novas unidades em 2024.
Além dos quase 33 do formato que mais se multiplica, a Comercial tem 10 supermercados de vizinhança, concentrados em Passo Fundo e entorno e com uma loja desgarrada em Porto Alegre, no bairro Três Figueiras.
A futura unidade de Torres foi erguida na avenida Castelo Branco, 2380, no bairro São Jorge. São 13,7 mil metros quadrados de área total. Serão 34 caixas e 363 vagas de estacionamento. São 9 mil itens diferentes no mix. A loja deve figurar entre uma das que apresentam maior variedade e tamanho (loja). A operação vai abrir de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 7h às 21h.
A varejista destaca, na nota, que a operação já vai ter largada com a opção de compra on-line. O reforço da frente digital no setor vem crescendo entre diversas bandeiras, com direcionamento da jornada do super dentro do aplicativo. Não é só conveniência que está conectada com o canal. Para as marcas, os apps são uma mega fonte de dados para conhecer os consumidores e trabalhar campanhas de fidelização.
O empreendimento tem bacias de retenção de água pluvial para minimizar os impactos de drenagem no entorno, exigência hoje nas cidades, e "piso drenante para aumentar a permeabilidade do solo". "Figueiras adultas que existiam no terreno foram transplantadas", diz a rede.
Torres ainda tem pouca concorrência em atacarejos. A bandeira de maior porte que tem na cidade é o Macromix, do grupo Unidasul, terceiro maior do setor no Estado. Outras marcas vão rivalizar com o Stok Center nas proximidades de Capão da Canoa - Desco comprou o ponto do antigo Nacional, em Xangri-Lá, e deve abrir até setembro. Em Tramandaí, tem Macromix.
Onde já tem e onde vai ter Stok Center?
São 32 lojas da bandeira de atacarejo Stok Center em julho de 2024, sendo 31 no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.
Futuras lojas e inauguração prevista:
- Torres (20 de agosto)
- Novo Hamburgo (possivelmente setembro)
- Viamão (sem data)
- Caxias do Sul, São Leopoldo e Sarandi (previsões)
Rio Grande do Sul (em operação)
- Passo Fundo (3)
- Alegrete (1)
- Alvorada (1)
- Cachoeira do Sul (1)
- Caxias do Sul (2)
- Canoas (1)
- Capão da Canoa (1)
- Cruz Alta (1)
- Esteio (1)
- Gravataí (1)
- Guaíba (1)
- Ijuí (1)
- Lagoa Vermelha (1)
- Marau (1)
- Porto Alegre (2)
- Pelotas (1)
- Rio Grande (1)
- Santa Cruz do Sul (1)
- Santa Maria (1)
- Santa Rosa (1)
- Santo Ângelo (1)
- São Borja (1)
- Soledade (1)
- Tramandaí (1)
- Uruguaiana (1)
- Vacaria (1)
- Venâncio Aires (1)
Santa Catarina (em operação)