O Mercado Público de Porto Alegre, um imã de atração de fluxo no Centro Histórico, vai reabrir parcialmente esta semana. O complexo, com mais de 100 operações, está fechado desde 3 de maio devido à inundação que chegou a mais de 1,7 metro no local. A previsão é de reabertura de unidades no segundo piso, que não foi atingido, e lojas com saída para a rua. A iluminação foi religada nesta segunda-feira (10).
Há pouco
mais de uma semana foi dado início à limpeza, com lavagem, retirada de materiais estragados e equipamentos danificados. Reunião entre prefeitura da Capital e permissionários definiu um cronograma de retorno do empreendimento.
Nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), vai ser feita a dedetização interna das lojas. Na quarta-feira ainda, vai ser eliminado restante de materiais e resíduos descartados. Também será feira vistoria das áreas comuns pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, pasta à qual está vinculado o Mercado Público.
Bancas das áreas internas do primeiro piso em condição de retomada devem reabrir dia 18. Foto: Julio Ferreira/PMPA/Divulgação
Na quinta-feira (13), a Vigilância Sanitária fará inspeção educativa, segundo informou a Associação Comercial dos Permissionários do Mercado Público (Ascomepc).
O dia da abertura é sexta-feira (14), das 8h às 19h. Somente o segundo piso e as lojas externas, que têm porta para a rua, vão operar. O público não terá acesso aos corredores internos, que serão bloqueados. Entrada e saída serão pela avenida Borges de Medeiros. Elevadores e escadas rolantes não estarão funcionando ainda.
A abertura geral do complexo será na terça-feira (18), com mercadeiros que tiverem condições de voltar a atender os clientes.
Dentro de acordo com prefeitura, as taxas que devem recolhidas pelos permissionários atingidos não estão sendo cobradas para garantir recursos para a reconstrução.