Cadastre-se para receber as Newsletters gratuitas do JC
As notícias que você não pode deixar de ler irão chegar cedinho no seu e-mail, para começar o dia bem informado!
Faça cadastro no site do JC para comentar.
Não é necessário ser assinante
Corrigir texto
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Entre com seus dados e boa leitura!
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de privacidade.
A coluna foca novidades sobre operações, tendência e desempenho do consumo e traz olhar de quem empreende no varejo do Rio Grande do Sul, com conteúdo multimídia.
Publicada em 17 de Maio de 2024 às 15:12
Detran-RS atende concessionárias e libera licença provisória de carro zero
Lojas vendiam veículos, mas não faturavam devido à falta do sistema
JEFFERSON FÜRSTENAU/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Assunto que a coluna Minuto Varejo tinha noticiado acaba de ter uma solução que libera o faturamento da venda de carros novos e dá um gás financeiro às concessionárias gaúchas. O Detran-RS anunciou, nesta sexta-feira (17), que as lojas vão poder emitir documento provisório para liberar o registro dos modelos zero quilômetro. Ainda não será possível fazer o emplacamento dos veículos.
O departamento disse que é "uma solução de contingência". As concessionárias estão impedidas de emitir o documento pelo caminho convencional porque o sistema eletrônico não está disponível devido ao impacto das inundações. O Detran-RS depende da Procergs, que foi afetada fisicamente pelas cheias na área central de Porto Alegre.
A emissão provisória será feita por uma aplicação virtual, diz o Detran-RS. "Não haverá nenhum custo extra ao cidadão para a geração desse documento, que é uma alternativa à indisponibilidade momentânea do sistema convencional", esclarece o departamento, em nota no Instagram.
A revendedora insere os dados e faz o upload das informações (subir no sistema) pelo CRVA Digital. São inseridos dados do comprador, chassi do veículo e da nota fiscal. "A partir disso, será feita a verificação das informações junto à base de dados nacional, viabilizando então a emissão do documento", explica o Detran-RS.
Um detalhe importante ligado à atual situação gerada pelas cheias. O documento provisório só é válido para circulação dentro do Rio Grande do Sul e terá validade de 15 dias. O Detran-RS orienta que, depois deste prazo, o comprador deve ir a um CRVA para fazer "o procedimento de transferência no sistema informatizado convencional, gerando o documento definitivo".
As concessionárias devem se cadastrar no app.crvadigital.com.br/preCadastroRevenda. O registro do veículo novo é feito em https://app.crvadigital.com.br/revenda.
"Isso já ajuda muito, facilita muito o nosso negócio", reage o presidente do Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos do RS (Sincodiv/Fenabrave-RS), Jefferson Fürstenau, após saber da medida.
A entidade buscava a liberação para destravar o faturamento em meio à maior crise climática do Estado. As cheias afetaram mais de 300 lojas, que estão fechadas. O setor tem mais de 700 estabelecimentos que atuam com veículo zero, de motos a automóveis.
Fürstenau lembra que a licença provisória ameniza em parte as restrições vividas pelo segmento. É que a licença provisória só vale para unidades novas compradas à vista. "Usados não é possível transferir e nem venda com financiamento de bancos", cita ele.
Hoje 30% dos automóveis novos vendidos no mercado gaúcho são financiados, enquanto 90% das motos dependem de crédito. "Portanto, a venda de motos está quase parada", alerta Fürstenau.
Na Capital, a inundação afeta o maior polo de venda de automóveis do Rio Grande do Sul, situado na Zona Norte. Revendedores chegaram a estacionar unidades em uma elevada para tentar salvar das águas que subiram.