Cadastre-se para receber as Newsletters gratuitas do JC
As notícias que você não pode deixar de ler irão chegar cedinho no seu e-mail, para começar o dia bem informado!
Faça cadastro no site do JC para comentar.
Não é necessário ser assinante
Corrigir texto
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Entre com seus dados e boa leitura!
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de privacidade.
A coluna foca novidades sobre operações, tendência e desempenho do consumo e traz olhar de quem empreende no varejo do Rio Grande do Sul, com conteúdo multimídia.
Publicada em 25 de Abril de 2024 às 01:25
Zaffari deve abrir primeiro Cestto de Porto Alegre até o Dia das Mães
Porte da loja do futuro atacarejo chama a atenção em meio ao bairro da Zona Sul da Capital
TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
O primeiro atacarejo do Grupo Zaffari em Porto Alegre está quase pronto. A construção gigante do Cestto, em formato de caixa que já ganhou as cores grafite com detalhes em vermelho, identidade visual da marca, contrasta no cenário do entorno da avenida Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza, na Zona Sul da Capital.
O primeiro atacarejo do Grupo Zaffari em Porto Alegre está quase pronto. A construção gigante do Cestto, em formato de caixa que já ganhou as cores grafite com detalhes em vermelho, identidade visual da marca, contrasta no cenário do entorno da avenida Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza, na Zona Sul da Capital.
Moradores da vizinhança, a colunista e a fotógrafa do Jornal do Comércio Tânia Meinerz questionaram as equipes que trabalham os sete dias da semana em ritmo intenso de reta final de obra sobre quando a loja vai abrir e receberam a resposta: até o Dia das Mães, em 12 de maio.
O abastecimento da loja, já preparando a abertura, começou esta semana. A contratação de funcionários para trabalhar no atacarejo está sendo feita, diz o grupo. Os tapumes da frente do empreendimento já foram removidos. O Zaffari não confirma a data, apenas que será no primeiro semestre deste ano. A marca em mais projetos em andamento na Capitais e outras cidades.
Janeiro de 2023: como estava a área na Zona Sul da Capital antes de o atacarejo começar a ser erguido. Foto: Tânia Meinerz/JC
Além da unidade, outra operação doatacarejo está sendo erguida, mas na Zona Leste, onde era a antiga Gaúcha Cross. A previsão é de inauguração até o fim de 2024.
O Zaffari tem apenas um Cestto aberto até agora, que fica em Gravataí, aberto em abril de 2023. Outros dois são confirmados para serem erguidos no Estado: em Canoas e Novo Hamburgo, além de São Paulo.
Estrutura gigante e mais pesada eleva tempo da obra
A obra tem algumas peculiaridades. O sistema e porte de construção têm características para suportar maior peso, segundo a coluna apurou. Isso explica, em parte, porque a implantação de unidades do Zaffari demora mais, no caso de atacarejo, como um ano. A do Cestto da Zona Sul chegará a um ano e meio, entre as fundações e prédio e entorno.
Outras marcas do setor de supermercados erguem este tipo de loja, que adotam partes pré-fabricadas, em seis meses. São projetos mais simples do que o do grupo que lidera o setor de supermercados no Rio Grande do Sul.
A Companhia Zaffari, braço de autosserviço do grupo, ocupa a primeira posição no ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Em 2023, a marca faturou R$ 7,6 bilhões, somando 40 lojas e mais de 12 mil funcionários.
A obra na Wenceslau Escobar teve ainda instalação de bacia de retenção de água de 50 metros de extensão, para evitar que precipitação de chuva vá direto ao sistema pluvial do bairro. Também estão sendo instaladas tubulações na rede fora do terreno, para auxiliar no escoamento da água na região e evitar alagamentos.
Dados de aporte e tamanho da unidade e outros detalhes devem ser informados mais próximo da estreia na Zona Sul. O local onde está sendo montado o Cestto seria um supermercado (antes foi loja da bandeira Nacional), mas o formato mudou para se adequar ao que tem sido tendência no varejo de alimentos.
No Estado, redes como Comercial Zaffari, Unidasul, Imec, Peruzzo e Andreazza, entre as gaúchas, e Pereira e Passarela, entre as catarinenses, abrem unidades do formato.
VÍDEO: Cestto da Zona Leste da Capital começa a ser construído