Varejo tem de estar onde tem fluxo, certo? Foi o que uma das marcas de doces e guloseimas gaúcha, famosa pelos marshmallows e balas e outras coisinhas mais, fez. Quem desembarcar de voo ou estiver na área de desembarque no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, encontra o quiosque da Docile.
É a
segunda operação do modelo instalada pela marca. A coluna
Minuto Varejo noticiou a investida no ponto físico em meados de 2023, quando conheceu a fábrica. A
gôndola própria estreou na cidade sede, onde tem a produção, em Lajeado, no Vale do Taquari. O quiosque fica no Shopping Lajeado.
Em Congonhas, a unidade fica ao lado da escada rolante do desembarque, próxima ao Madero e ao Bacio di Latte, a sorveteria, informa a Docile.
O sócio-diretor Ricardo Heineck diz que a escolha de um dos aeroportos mais movimentados do País, mesmo com voos apenas domésticos, é aposta na exposição e conhecimento da marca.
Isso surge como uma nova forma de captação e marketing junto a consumidores, pois os produtos hoje chegam majoritariamente por outros canais de venda, mais no chamado B2B, quando a transação é entre empresas. O B2C, que é o modelo de quiosque de Congonhas, é a marca vender diretamente ao cliente final.
"Nosso quiosque em uma grande capital como São Paulo certamente é um marco na história da empresa”, define Heineck. O desembarque foi em janeiro.
Em nota, a Docile diz que pretende expandir os quiosques para todo o País. No ponto, os consumidores podem comprar doces a granel e em embalagens e kits prontos, explica a marca.
Além disso, outro atrativo é a chance de fãs de doces comprarem modalidades exclusivas e que só estavam disponível até agora nas exportações da Docile, ou seja, apenas para consumidores no exterior, como o Gummy Bands, Candy Cane e os Canudinhos Jumbo, exemplifica a empresa.
A Docile tem de mais de 250 itens no portfólio distribuídos em sete categorias: balas de goma, pastilhas, alcaçuz, chicles, balas de gelatina, marshmallows e refrescos em pó. A produção mensal é de 4 milhões de quilos de produtos. Em 2023, o faturamento da marca fechou em R$ 620 milhões.