Cadastre-se para receber as Newsletters gratuitas do JC
As notícias que você não pode deixar de ler irão chegar cedinho no seu e-mail, para começar o dia bem informado!
Faça cadastro no site do JC para comentar.
Não é necessário ser assinante
Corrigir texto
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Entre com seus dados e boa leitura!
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de privacidade.
A coluna foca novidades sobre operações, tendência e desempenho do consumo e traz olhar de quem empreende no varejo do Rio Grande do Sul, com conteúdo multimídia.
Publicada em 10 de Março de 2024 às 13:27
Três marcas famosas fecham lojas no BarraShoppingSul em Porto Alegre
Colombo, Nespresso e Amaro (esq para dir) deixaram de fazer parte do mix do BarraShoppingSul
PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Três marcas de lojas bem conhecidas deixaram de fazer parte do mix de um dos maiores shopping centers de Porto Alegre. A coluna Minuto Varejo já tinha noticiado que a Nespresso, da gigante suíça Nestlé, havia se retirado do BarraShoppingSul, na Zona Sul da Capital.
Três marcas de lojas bem conhecidas deixaram de fazer parte do mix de um dos maiores shopping centers de Porto Alegre. A coluna Minuto Varejo já tinha noticiado que a Nespresso, da gigante suíça Nestlé, havia se retirado do BarraShoppingSul, na Zona Sul da Capital.
As unidades da Nespresso e da Amaro demitiram os funcionários, segundo o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec). A Colombo teria realocado parte dos trabalhadores para outras unidades, mas a coluna não obteve informação da rede.
A loja das cápsulas de café não foi a única a fazer este movimento recentemente. A Nespresso, aberta em 2019, fechou em 26 de fevereiro, alegando "planejamento estratégico", mas garantiu, em nota enviada à coluna, que vê "grande potencial de crescimento no Rio Grande do Sul". A marca tem 33 lojas no Brasil. A única do Estado agora fica no Iguatemi Porto Alegre.
A gaúcha Colombo e a varejista de moda Amaro, marca que começou no digital e depois foi para o físico, também não estão mais no empreendimento. As desativações ocorreram bem na virada de fevereiro para março.
Colombo fecha última loja em shopping de Porto Alegre
A maior rede de eletrodomésticos do Sul do Brasil fechou a única filial que ainda mantinha em shopping na Capital no começo de março. A rede já havia feito isso em anos passados, encerrando megastores em complexos como o Praia de Belas e Iguatemi.
O alto custo do aluguel e outros itens para se manter neste tipo de empreendimento teriam levado a varejista, com sede em Farroupilha, na Serra Gaúcha, a entregar o ponto ao Barra. A coluna solicitou posição sobre a decisão, mas a rede não comentou até agora sobre a medida.
No shopping da Zona Sul, restam Magazine Luiza (concorrente direta da Colombo) e Fast Shop em segmentos de eletro. Redes como Ponto (grupo Via) também se retiraram de complexos comerciais, incluindo o Barra, Praia de Belas e Iguatemi.
Em 2023, foram mais de 20 pontos abertos. No começo deste ano, a marca chegou a 312 filiais. A mais recente estreou na sexta-feira em Wenceslau Braz, no interior do Paraná. Segundo a rede, foram abertas seis novas unidades até agora no ano. Em 2023, a rede também reforçou a operação logística, ao alugar área que era do Carrefour (para uso do Ex-BIG) em Nova Santa Rita.
Já a Amaro, que ficava no Nível Jockey do Barra, onde abriu em 2021 e operava em frente à loja da Nike, não tem mais unidades no Estado. A operação seguia conceito de guide shop, apoiando a retirada de compras dos canais digitais, e era uma das apostas para ganhar mercado no Sul.
A loja tinha um bom tamanho, com diversas seções de produtos, de moda feminina, masculina e para crianças, a cosméticos e maquiagens e decoração.
A coluna buscou a Amaro para saber o que motivou o fechamento e aguarda retorno. A rede enfrenta dificuldades, e, em 2023, chegou a abrir processo de recuperação extrajudicial.
Fechou o Hugo beauty, estive no Barra shopping uma tristeza, todas as lojas bem arrumadas, bonitas e não havia clientes próximo ao meio dia nem na área de alimentação. Vazio. Triste!