Cadastre-se para receber as Newsletters gratuitas do JC
As notícias que você não pode deixar de ler irão chegar cedinho no seu e-mail, para começar o dia bem informado!
Faça cadastro no site do JC para comentar.
Não é necessário ser assinante
Corrigir texto
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Entre com seus dados e boa leitura!
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de privacidade.
A coluna foca novidades sobre operações, tendência e desempenho do consumo e traz olhar de quem empreende no varejo do Rio Grande do Sul, com conteúdo multimídia.
Publicada em 07 de Fevereiro de 2024 às 17:44
Starbucks só piora: loja fechando mais cedo à falta de tampa de copo em Porto Alegre
Starbucks da icônica e mais antiga galeria de Porto Alegre fecha mais cedo por falta de funcionários
PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Starbucks da icônica e mais antiga galeria de Porto Alegre fecha mais cedo por falta de funcionários
PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Starbucks da icônica e mais antiga galeria de Porto Alegre fecha mais cedo por falta de funcionários
PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Atualizada às 21h de 7/2/2024 - A situação da marca global das cafeterias Starbucks só piora no Brasil, na esteira das dificuldades da operadora SouthRock, em recuperação judicial por dívida bilionária.
Atualizada às 21h de 7/2/2024 -A situação da marca global das cafeterias Starbucks só piora no Brasil, na esteira das dificuldades da operadora SouthRock, em recuperação judicial por dívida bilionária.
A coluna Minuto Varejo flagrou loja fechando mais cedo por insuficiência de funcionários e falta de tampa de copo de café. A restrição no horário atinge a filial em uma icônica galeria de Porto Alegre. Unidades do Aeroporto Salgado Filho estão sem o insumo básico.
A coluna foi até a Starbucks na Galeria Chaves, no Centro Histórico da Capital, e se deparou com as portas baixadas por volta das 17h30min desta terça-feira (6). A informação no posto de atendimento da galeria foi que a loja fechou às 16h30min e passaria a ter este novo horário, abrindo às 9h.
Nesta quarta-feira (7), o Minuto Varejo foi um pouco antes das 16h30min e constatou o fechamento. Funcionários alegaram que estão com um turno de trabalho, enquanto se estaria contratando mais pessoal. Um responsável da loja disse que era "horário pré-carnaval".
Clientes que estavam dentro da cafeteria acharam que era porque o sol bate na entrada principal.
"Acho que vão abrir a porta lateral. Mas se estão fechando mesmo, é porque não querem ganhar dinheiro", concluiu uma consumidora, sem entender o motivo da marca tão conhecida estar funcionando nesse regime.
Na Galeria Chaves, funcionários baixam porta às 16h3min, para surpresa e mesmo com clientes no interior da unidade
Detalhe: os demais varejos e serviços existentes na mais antiga galeria em operação em Porto Alegre ficam abertos ate as 19h e não seguem nenhum esquema especial pré-folia.
Falta tampa para copo de bebidas compradas em cafeterias de aeroportos
Nas duas cafeterias do Aeroporto Salgado Filho, clientes tomam café em copo sem tampa. Foto: Patrícia Comunello/JC
A falta de tampa para copos de bebidas quentes foi constatada em outras lojas da marca nos aeroportos Salgado Filho, em Porto Alegre, e no GRU, em Guarulhos, em São Paulo, o maior do Brasil. Segundo funcionários, há semanas o item básico para quem vai consumir as bebidas não é reabastecido. Os clientes retiram o pedido no balcão e até perguntam sobre a tampa, e a resposta é "estamos sem".
Além disso, no terminal em São Paulo, funcionários de uma das filiais, na área do embarque nacional, no Terminal 2, falam que a unidade deve fechar em fevereiro. O ponto fica em uma área locada, uma espécie de ilha de gastronomia, com outras marcas operadas pela SouthRock, entre elas o norte-americano Friday's, que entrou na recuperação judicial.
A expectativa é que a operadora encerre as lojas, que somam pelo menos sete no GRU, e reabra outro negócio. A percepção foi passada pela gerente de outra marca gerida pela SouthRock. Em Porto Alegre, funcionários ignoram planos da operadora e reforçam o clima de incerteza sobre o futuro.
Em nota em resposta à coluna, a Starbucks International alega que os problemas devem ser checados com a operadora no Brasil.
A operadora respondeu, em nota, sobre fechamento mais cedo de lojas e falta de insumos:
"A SouthRock passa por reestruturações internas que podem afetar temporariamente a disponibilidade de produtos e o horário de funcionamento de suas lojas. A empresa agradece seus clientes pela compreensão e reforça que segue comprometida em normalizar a situação o mais rápido possível".