Rede Andreazza marca dia para abrir 1º atacarejo em Porto Alegre

É a sétima unidade da bandeira Vantajão do grupo de Caxias do Sul

Por Patrícia Comunello

Minuto varejo - supermercado - atacarejo - Vantajão - rede Andreazza - zona norte Porto Alegre - alimentação - atacado - consumo - consumidor - loja -
Fim de ano movimentado no mundo dos atacarejos no Rio Grande do Sul. Porto Alegre vai ganhar dois em um intervalo de poucos dias. O primeiro que vai abrir marcou o dia: 14 de novembro. É a bandeira Vantajão, do grupo supermercadista Andreazza, com sede na Serra Gaúcha. Mais no fim do mês, será a vez do Stok Center, da Comercial Zaffari, de Passo Fundo.

LEIA MAIS: Andreazza quer abrir 1º atacarejo em Porto Alegre até dezembro

Será a sétima loja do Vantajão e a primeira na Capital, que a coluna Minuto Varejo deu em primeira mão. A rede Andreazza chegará a 47 unidades, maior parte de supermercados de vizinhança, além de uma bandeira de atacado com operação em Caxias.
"Vão ser os mesmos preços que temos em Caxias e e outras cidades. Tem rede que faz preço diferente (mais alto) em Porto Alegre. Nós, não", diz um dos sócios-diretores Jaime Andreazza, que estava nesta segunda-feira (6) acompanhando os detalhes finais para aprontar a filial que fica perto do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, no bairro São João, na Zona Norte.
No ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o Andreazza é o quinto maior em receita, que chegou a R$ 1,63 bilhão em 2022. 
O novo Vantajão fica na rua Viléla Tavares e tem 2,5 mil metros quadrados de área de venda, 100 empregos diretos e investimento de cerca de R$ 30 milhões, entre construção (feita pelo proprietário, grupo Darcy Ribeiro) e equipamentos e mobiliário.
Uma novidade em uma unidade Vantajão será a padaria, montada bem na entrada da loja, com a fachada gigantesca, em cores vermelha e amarela. 
"Vamos testar (a padaria) aqui. Vai ter pão quentinho, café, torrada, massa folhada e suco feito na hora. Vimos que faltava isso aqui na região", comenta Andreazza.  
A rede programa mais lojas para 2024, mas para serem instaladas em cidades da Serra, diz o sócio-diretor. Sobre mais unidades em Porto Alegre ou na Região Metropolitana, Andreazza diz que tudo vai depender do "teste" da primeira filial na Capital. Mas ele não esconde a vontade de ter mais.      

Mais lojas abrindo no RS

No roteiro de novas lojas, estreia o Macromix, em Taquara, que será a 13ª unidade do grupo Unidasul e abre dia 16. A loja é estratégica porque vai dar conta de uma região com polo calçadista e que conecta a subida para Gramado e Canela, diz o grupo, que terá ainda unidade em Imbé nos próximos meses.
Vai ter o supermercado da rede Carnetti, em complexo de lojas em Alvorada, na avenida Getúlio Vargas, com data ainda em aberto, mas deve ser passando o dia 20 de novembro. O Carnetti Open Mall terá mais 20 operações, onde já tem McDonald's e Panvel.
Na sequência, vem os Stok Center, porque tem, além da Capital, a unidade de Alvorada. Os dois abrem no mesmo dia, segundo anúncio que está sendo veiculado em mídias. A Comercial Zaffari ainda não bateu o martelo do dia, segundo a prefeitura de Alvorada, devido a finalizações da obra perto da RS-118. A rede não fala sobre a data.
Já são 27 atacarejos da Comercial, três abertos em 2023, sendo o último em Alegrete em outubro. O grupo, terceiro no ranking da Agas, está erguendo mais uma loja em Esteio, que pode ainda abrir este ano ou no começo de 2024.
No pacote, tem ainda o novo Sam's Club, do Carrefour (ex-Walmart e BIG, no Brasil). A loja está pronta no Carrefour do BarraShoppingSul, mas maior varejista do Brasil faz suspense sobre a data. Será na terceira semana deste mês.
A terceira unidade da bandeira de clube de compras vai estrear o modelo de loja combo, pois terá ao lado o hipermercado. A combinação será uma tendência em áreas onde há espaço físico e complementariedade de negócios, segundo o grupo.
O Desco, do grupo Imec, abre em Sapiranga, seguindo a loja que já tinha sido inaugurada em outubro em Campo Bom.