De repente, cidades da região calçadista caíram nas graças dos supermercadistas. Novembro tem fila de estreias. Em uma das cidades, serão duas lojas de bandeiras de redes diferentes abrindo no mesmo dia. É o caso de Sapiranga, que terá unidades do atacarejo Desco, do gaúcho Imec, e Bistek Supermercados, de Santa Catarina.
As unidades abrem nesta quarta-feira (22), segundo informações das duas redes.
Do Desco, será a 14ª filial do atacarejo, erguido na rua Sarmento Leite, 170, no Centro, e em direção a Novo Hamburgo. Clientes poderão acessar a loja a partir das 8h. A unidade gerou 120 empregos diretos e 50 indiretos. São 2,5 mil metros quadrados de loja e 140 vagas de estacionamento. O funcionamento será diário e são mais de 7 mil produtos.
São itens de mercearia, higiene e limpeza, perecíveis e bazar, além de padaria e área de carnes com autosserviço. Ou seja, não tem balcão de atendimento. É o clássico modelo de atacarejo, que originalmente não contava com açougueiro ou padeiro, para entregar custo menor e preço final mais competitivo, mas que teve uma adaptação em lojas no Rio Grande do Sul, incluindo o atendimento, sob pretexto de que é o jeito que o gaúcho gosta.
"Preparamos uma loja com facilidade de acesso, ambiente simples, prático e de fácil circulação para Sapiranga e região”, diz, em nota, o diretor-presidente do Imec, Eneo Karkuchinski.
O Bistek vai estrear a segunda loja no Estado em uma semana. No dia 16, a bandeira abriu a segunda filial em Porto Alegre, onde terá outra nova no começo de dezembro. Em Sapiranga, a primeira filial da rede catarinense na região (até apenas Litoral Norte, em Torres, e a Capital, tinham a bandeira) tem 2,2 mil metros quadrados de área de vendas e 150 funcionários. O aporte foi de R$ 20 milhões. O Imec não informou o volume de investimento na cidade.
A filial do Bistek segue padrão de operação de vizinhança, com setor reforçado de hortifrúti, açougue e mega área de carnes resfriadas e adega de vinhos. Área de floricultura é outra aposta da marca.
A bandeira diz que vai erguer um centro de distribuição para dar conta do abastecimento das lojas. Serão cinco até o fim do ano.
“A proximidade e a afinidade cultural entre os dois estados favorece os investimentos", comentou, em nota, o diretor comercial do Bistek, Walter Ghislandi.
Mais supers abrem até dezembro
Até fechar o ano, mais marcas vão abrir unidades. Na fila, estão a rede Carnetti, com supermercado que será inaugurado na quinta-feira (23) em Alvorada, vizinha de Porto Alegre.
Depois virão dois atacarejos Stok Center, da Comercial Zaffari, no dia 28 em Alvorada e na Capital. Em 1º de dezembro, o Asun abre o super com cara de empório no Pontal Shopping, Zona Sul porto-alegrense. O Fort, do grupo Pereira, vai estrear em Caxias do Sul até o fim de dezembro.