O maior empreendimento, em área e em investimentos, do grupo Zaffari, líder no segmento de supermercados no Rio Grande do Sul e com braços de shopping centers e outros ativos, começou a ser executado na Região Metropolitana de Porto Alegre, com influência no Vale do Sinos. O aporte é previsto em R$ 6 bilhões, após concluir o projeto completo. Em nota, o Zaffari fala em "início imediato" das obras.
LEIA MAIS: Zaffari abrirá dois atacarejos Cestto em 2024 em Porto Alegre
É o Boulevard Germânia, um bairro-cidade, porque reúne diversos tipos de operações, entre residenciais, comerciais e serviços, incluindo saúde, educação e inovação (há previsão de parque tecnológico), que será erguido em Novo Hamburgo, às margens de BR-116. A figura do esquilo, mascote do Zaffari, já estava demarcando a área, com posição invejável.
No terreno, vai ser construído uma das lojas do atacarejo Cestto, bandeira do modelo que estreou em abril deste ano em Gravataí. O plano do Zaffari prevê mais cinco lojas da bandeira, incluindo a de Novo Hamburgo.
Outras duas estão em execução (avenida Wenceslau Escobar, na zona Sul) ou começando em Porto Alegre (avenida Protásio Alves, no mega terreno da antiga Gaúcha Cross, na zona Leste). A previsão é que a loja da Wenceslau abra no primeiro semestre de 2024. A da Protásio deverá estrear no segundo semestre do memso ano. O grupo não informou os valores dos aportes nos dois empreendimentos.
A lista se completa com uma unidade prevista para Canoas, ao lado do Bourbon Canoas e também próximo à BR-116, e em São Paulo, onde o grupo tem um shopping, o Pompéia.
LEIA MAIS: Zaffari tem 10 obras em Porto Alegre
Execução do Boulevard Germânia em Novo Hamburgo
Em nota, o Zaffari explica que começou "as atividades de campo para a implantação da Fase 1-A do empreendimento Boulevard Germânia, em Novo Hamburgo". O grupo não chegou a projetar um limite de prazo para concluir todo o conjunto de áreas e equipamentos do bairro-cidade, licenciado em 2021 pela prefeitura.
Na largada, o Zaffari detalha que estão sendo implantados o escritório de obras e as cercas divisórias internas, além de ter início "a preparação da decapagem da área que passará por movimentação de terra". Outra medida é controle ambiental previsto no licenciamento das obras.
"Os procedimentos para a definição e a contratação das empresas executoras das infraestruturas estão sendo concluídos até novembro, para o seu imediato início", diz ainda o grupo, em nota. "Oportunamente, serão informados os cronogramas das primeiras etapas."
RS dos atacarejos: outras bandeiras erguem lojas
Enquanto o Zaffari vai pontuando seus primeiros atacarejos, outros grupos do setor avançam e rápido. A Comercial Zaffari, terceira do ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), tem diversas unidades em construção ou previstas do seu Stok Center para a Fronteira, o Vale do Taquari e a Região Metropolitana, incluindo uma quase pronta na Capital, que será a segunda. Este ano o grupo de Passo Fundo já abriu duas filiais da bandeira.
Outros dois gaúchos, o Unidasul, bandeira Macromix, e o Imec, do Desco, estão com mais lojas sendo abertas na Região Metropolitana (Vale do Sinos) e Litoral Norte. O caxiense Andreazza, quinto do ranking da Agas, está com obra acelerada de seu primeiro Vantajão, que será na zona Norte de Porto Alegre.
Os catarinenses Pereira, do Fort Atacadista, e Passarela, da Via Atacadista, também estão com expansão definida. O Pereira inaugura na quarta-feira (27) a segunda unidade do seu Fort. Mais uma abrirá em Caxias do Sul este ano e outras três estão confirmadas para 2024, mas devem ser mais. O Passarela tem projeto para a Capital e Centro.