O restaurante montado pela família Zaffari, dona de shopping centers e supermercados em Porto Alegre e da Belmondo Empreendimentos, o Benjamin Osteria, vai muito além do cardápio italiano. A sofisticação que já atrai atenção e público, mesmo em soft openning, é um detalhe à parte, que une arquitetura, design e seleção de materiais para gararantir o resultado entre conforto ambiental e a experiência.
"Nosso papel foi executar exatamente o que eles (empreendedores) queriam, com as funcionalidades necessárias de um negócio", explica Flávio Oliveira, diretor da Interiore, empresa de marcenaria de alto padrão que comandou e executou o projeto do Benjamin.
"Executamos exatamente o que eles (empreendedores) queriam", diz Oliveira. Fotos: Patrícia Comunello/JC
A Interiore tem sede na Capital, e o projeto foi pensado e desenhado pelo arquiteto Sig Bergamin, um dos mais renomados no Brasil.
"É um restaurante muito requintado Éum projeto que tem na excelência o parâmetro para todas as suas características, do menu ao espaço físico”, arremata Oliveira.
O Benjamin Osteria foi apresentado em julho e fica no térreo do Edifício JBZ, na avenida Carlos Gomes, 400, em Porto Alegre. A operação é uma homenagem a João Benjamin Zaffari, feita pelos filhos Bruno, Mauro e Fernanda.
É o primeiro projeto comercial assinado por Bergamin no Rio Grande do Sul e foi realizado pela Belmondo. São 90 lugares divididos entre um salão, um bar com balcão e um espaço VIP reservado. O bar seguirá conceito de um "caffè" italiano, que opera com serviço de manhã à noite, com operação em até dois meses.
O revestimento do teto e paredes é um dos detalhes mais significativos. As lâminas são de madeira de pau-ferro, com peças importadas da Itália e depois compostas na macenaria. Tratamentos aportam o brilho e visual que o material dá ao lugar.
Oliveira descreve a aplicação das lâminas, que cobram área de mil metros quadrados. Um dos detalhes é a solução encontrada para a acústica, que explica as diferenças entre áreas laterais mais lisas e internas e teto do salão, com lâminas mais estreitas e fios que têm na face interna painel para gerar o conforto acústico.
Sala Regina, espaço reservado, é uma homenagem também à mulher de João Benjamin
As portas têm ferragens italianas com alta performance, têm função que permite mais mobilidade no uso e no fluxo das pessoas e das equipes que trabalham na casa. São cerca de 60 funcionários.
No toalete, mais características cuidadosamente pensadas e aplicadas pela Interiore. A porta do banheiro de cadeirante tem abertura que facilita o manuseio, eevando a acessibilidade.
Nos banheiros da família e feminino, o papel de parede é da grife italiana Gucci
A sofisticação também está no bar, com o suporte que deixou suspensos 224 pendentes, cada um com um quilo. Nos banheiros da família e feminino, o papel de parede é da grife italiana Gucci.
Oliveira comenta que foram nove meses de execução, calibrada junto com a implantação do restaurante pela Belmondo.