O Mercado Público de Público de Porto Alegre entra em nova fase "comercial" a partir deste domingo (6). Mais de 20 estabelecimentos, a maioria bancas de venda de produtos, entre as mais de 100, vão passar a abrir (veja a lista no fim do texto), reforçando o mix que vinha timidamente operando e que se limitava a restaurantes do primeiro e segundo piso, fechado por quase 10 anos devido aos estragos do incêndio de 2013 e reativado em meados de 2022.
O valor é previsto em R$ 1,07 milhão. A empresa Idea venceu a disputa. Também serão instaladas sinalizações de acessiblidade. Hoje o piso apresenta elevações e rachaduras, representando perigo a quem frequenta o local. A substituição da rede subterrânea deve reduzir problemas como mau cheiro. As calçadas externas do entorno também serão trocadas.
Na parte de serviços, vai ser lançada licitação para contratar uma única empresa que gerencie limpeza, seguranças e demais utilidades de manutenção. A despesa é de cerca de R$ 400 mil, que entra na conta condominial. Hoje é uma empresa para cada demanda. Também devem ser instalados parklets externos na frente de restaurantes entre o Mercado e o Paço Municipal. O primeiro deve ser montado em outubro. O alvará do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndiso (PPCI) deve sair em até 40 dias, outra demanda antiga.
Lista dos estabelecimentos que abrem no domingo (3/8) no Mercado Público
- Açougue Estância da Carne
- Açougue Mercado da Carne
- Açougue Santo Ângelo
- Adega do Holandês (ex-bando 38)
- Armazém do Confeiteiro
- Banca 33
- Box 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8
- Banca 11
- Banca 40
- Banca do Holandês
- Cachaçaria do Mercado
- Café do Mercado
- Casa Herbata
- Cia da Nutrição
- Comercial Martini
- Peixaria Japesca
- Ponto do Chimarrão
- Temakeria Japesca
- Restaurante e Choperia Essencial
- Restaurante Bar Chopp 36
- Restaurante Gambrinus
- Restaurante Gaúcho
- Restaurante Mamma Júlia
- Restaurante Naval
- Restaurante Taberna
Fonte: Ascomepc (4/8/2023)