Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 11 de Agosto de 2023 às 12:47

Maior rede de supermercado da Serra vai abrir atacarejo em Porto Alegre

Empreendimento de grupo da Serra está bem avançado em terreno na zona Norte da Capital

Empreendimento de grupo da Serra está bem avançado em terreno na zona Norte da Capital


ANA TERRA FIRMINO/JC
A coluna Minuto Varejo foi alertada por um morador da zona Norte de Porto Alegre que tem mais um atacarejo e de uma bandeira que não atuava no mercado da Capital vindo aí. Só para variar um pouquinho (brincadeira da colunista), devido à proliferação deste tipo de super no Rio Grande do Sul, principalmente pós 2020, com o advento da pandemia de Covid-19 e impactos em renda e consumo.
A coluna Minuto Varejo foi alertada por um morador da zona Norte de Porto Alegre que tem mais um atacarejo e de uma bandeira que não atuava no mercado da Capital vindo aí. Só para variar um pouquinho (brincadeira da colunista), devido à proliferação deste tipo de super no Rio Grande do Sul, principalmente pós 2020, com o advento da pandemia de Covid-19 e impactos em renda e consumo.
É novo, porque o prédio está sendo erguido - como diz o morador "vizinho": "rapidamente, porque são estruturas pré-moldadas". É marca estreante na cena supermercadista porto-alegrense porque vem da Serra, da segunda maior cidade gaúcha.

LEIA MAIS: Atacarejo mudou, mas preço é decisivo, alertam varejistas

O grupo Andreazza, quinta maior rede do Estado pelo ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) de 2022, vai instalar uma filial do seu Vantajão, seu braço de atacarejo, em terreno na rua Vilela Tavares, no bairro São João. O Andreazza faturou R$ 1,6 bilhão no ano passado e também atua com supermercados convencionais. A rede, que não divulgava dados financeiros, aparece pela primeira vez no ranking. O grupo soma mais de 40 unidades entre os dois formatos.  
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o projeto da futura loja foi aprovado em fevereiro deste ano. A área total do terreno é de mais de 7 mil metros quadrados. Estão sendo construídos 4.782 metros quadrados. A loja terá com 2.178 metros quadrados de área de venda.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/08/11/206x137/1_atf_110823_novo_atacarejo___1_-10293759.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'64d69cbf6102e', 'cd_midia':10293759, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/08/11/atf_110823_novo_atacarejo___1_-10293759.jpg', 'ds_midia': 'Foto de obra de possível atacarejo em terreno na rua Vilela Tavares, esquina rua Pereira Franco - Minuto Varejo - Rede Andreazza - Vantajão - Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'ANA TERRA FIRMINO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Foto de obra de possível atacarejo em terreno na rua Vilela Tavares, esquina rua Pereira Franco - Minuto Varejo - Rede Andreazza - Vantajão - Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '533', 'align': 'Left'}
Obra com uso de pré-moldados fica em esquina do bairro São João e já está indo para a etapa de conclusão. Foto: Ana Terra Firmo/JC
Na região onde está sendo erguida o estabelecimento, só podem ser instalados supermercados de até 2,5 mil metros quadrados de loja, imposição de uma lei municipal que restringe unidades maiores devido aos impactos na concentração de mercado e para a operação de pequenos e médios mercados.    

"O prédio contará com dois pavimentos, com uma farmácia, um espaço para comércio e estacionamento no térreo. No pavimento dois, serão construídos o setor de administração do supermercado, além de refeitório e vestiários para os funcionários", detalha a Smamus, para a coluna. 

Grandes bandeiras instalam mais atacarejos em Porto Alegre 

Lembrando: pelo menos três grandes bandeiras varejistas do setor também terão unidades do formato que mais cresce e tem desempenho em vendas bem superior a hipermercados e supermercados de vizinhança o Estado.
Segundo a última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, o volume de vendas dos atacarejos subiu 7,3% em junho, mais que o dobro do percentual obtido pelos outros dois tipos de supers, que registraram elevação de 3,4% na quantidade vendida.
Grupo Zaffari (Cestto, na zona Sul) e Comercial Zaffari (segundo Stok Center na zona Norte - o outro é ao lado da Havan e perto da freeway) já estão construindo. O grupo Pereira, de Santa Catarina, tem licença para erguer o primeiro Fort Atacadista na Capital, que será quase ao lado do futuro Stok Center, na avenida Manoel Elias. O grupo catarinense planeja até 20 lojas no Estado nos próximos anos.