O Rio Grande do Sul é o terceiro estado do país com maior número de lojas da bandeira Atacadão, com 28 unidades do atacarejo do Grupo Carrefour Brasil, maior varejista brasileiro. Com o fim da integração com o Grupo BIG em junho deste ano, a rede passou a contar com mais de 350 lojas.
O RS está atrás apenas de São Paulo (102) e Bahia (31) em número de lojas. A coluna já havia noticiado, em abril deste ano, a reabertura de três pontos que combinam volume de atacado e autosserviço de supermercado. Com a expansão no Estado, a bandeira contratou 3.660 profissionais em 12 cidades — Alvorada, Gravataí, Lajeado, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Sapiranga, Sant'Ana do Livramento, Pelotas, Porto Alegre e Uruguaiana.
"Estamos presentes no Rio Grande do Sul desde 2008, contribuindo com os negócios dos pequenos e micros empreendedores, oferecendo alimentação básica a preços justos. Somente no estado, empregamos quase 4.430 mil pessoas de forma direta e continuamos contribuindo com novas oportunidades para a sociedade, expandindo cada vez mais nossa atuação em regiões estratégicas", comenta Marco Oliveira, CEO do Atacadão, em nota à coluna Minuto Varejo.
• LEIA TAMBÉM: Asun não vai assumir um dos atacarejos comprados do Carrefour
Os outros estados do Sul também entram no pacote de expansão do Atacadão, com 25 novas unidades no Paraná e 11 em Santa Catarina. Assim, a região passa a contar com 64 lojas inauguradas recentemente e gera mais de 6 mil empregos com oferta de cargos em diversas áreas, desde operacional até liderança no primeiro semestre de 2023.
"Estamos diante de uma enorme responsabilidade, que envolve não só os trabalhadores diretos, mas as famílias que estão relacionadas a cada um deles e que também estão vinculadas aos benefícios gerados pela companhia. Precisamos honrar o privilégio de poder contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atuamos", explica Oliveira.
O Carrefour Brasil assumiu o Grupo BIG (ex-Walmart Brasil) por R$ 7,5 bilhões em 2021. Na época, o grupo francês planeja ingressar em mercados nos quais não tinha presença forte, como nas regiões Sul e Nordeste.
Após finalizar a aquisição dos ativos do grupo BIG, que passou pelo exame do Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade), o Carrefour anunciou que transformaria a maior parte dos hipermercados em atacarejos. O primeiro a abrir as portas em Porto Alegre foi o do antigo hipermercado BIG na Vila Nova, Zona Sul da Capital.