Atualizada em 07/08/2023 - Sextou? Para a filial da Americanas, situada no único shoping no Centro Histórico de Porto Alegre, sim. A loja da gigante varejista que está em recuperação judicial fechou nesta sexta-feira (4) no Rua da Praia Shopping. A unidade ficava no subsolo do shopping, localizado na rua dos Andradas (popular Rua da Praia) e tudo indica que a saída da bandeira de departamentos vai abrir espaço para novidades no empreendimento.
A notícia aumenta a lista de varejos nacionais e regionais que
reduzem pontos físicos no Centro Histórico. Até começo de julho, a
coluna Minuto Varejo havia somado que pelo menos
seis marcas haviam encerrado unidades na região este ano.
Na área da loja fechada, funcionários trabalham desde as primeiras horas da manhã para retirar todas as mercadorias. A coluna apurou que a intenção da rede de departamentos é desocupar o local até terça-feira (8). O quadro de pessoal deve ser transferido à megaloja também na Andradas, a duas quadras. Clientes que ingressam no empreendimento questionam sobre a novidade.
Em nota ao Minuto Varejo, a Americanas explica que o fechamento da loja "faz parte do curso normal do varejo, somado ao plano de transformação da companhia, que prevê ajustes imediatos e de curto e médio prazos com foco na rentabilidade e otimização do negócio". Segundo a rede, os funcionários "não serão demitidos e serão realocados em outras lojas na cidade".
"A reavaliação de mix de produtos, gestão, espaço e lucro das unidades, entre outros fatores, é uma dinâmica comum a todo o varejo e pode levar à readequação ou, em último caso, ao fechamento de loja", comenta ainda a companhia, na nota. A marca tem cerca de 1,8 mil lojas no País, sendo 79 no Rio Grande do Sul.
Novidades no mix do Rua da Praia Shopping sob nova direção
A saída da Americanas na área onde funcionava deve abrir caminho para uma troca de posições e estreantes no mix do centro comercial.
A
coluna Minuto Varejo mostrou que o
Rua da Praia está em nova fase, desde que a Ponto Pronto, que também
faz a gestão da Galeria Chaves, entrou na operação, que teve parte do ativo ofertado para venda em 2022 - não chegou a sair negócio. A nova
gestão, que ingressou em abril no Rua da Praia, trabalha para ter um supermercado no cardápio do varejo. No espaço onde já teve "super",
que era do Nacional, agora tem a academia Moinhos.
A
academia deve descer dois pisos para o
supermercado da bandeira catarinense Bistek, que a
coluna também já noticiou que terá unidade no Centro Histórico, entrar na operação no antigo ponto do Nacional. Trata-se de tamanho físico para comportar uma filial do Bistek. O diretor comercial da rede, Walter Ghislandi, confirma à coluna que
há conversas em andamento com o shopping.
No mesmo prédio, o McDonald's, que é uma das primeiras operações do Rua da Praia, fechou parcialmente nesta sexta-feira. O fast-food está em reforma.
Parte dos acessos está bloqueada, mas apenas na área do corredor interno da entrada. O atendimento é mais restrito e feito pela porta da frente, pela rua dos Andradas. A previsão é que os trabalhos se completem em outubro.