{{channel}}
Tramontina abre primeira loja própria em Porto Alegre
Loja do BarraShoppingSul reforça posição de varejo da gigante de panelas
A Tramontina já é gigante na indústria de utilidades domésticas. É líder, por exemplo, no segmento de panelas de inox. Basta subir a Serra gaúcha para perceber o parque fabril que se espalha por grandes áreas às margens da rodovia que corta Carlos Barbosa.
Agora o consumidor gaúcho vai ver mais Tramontina no varejo e com seleção a dedo de coleções, além de aposta na experiência com a marca e venda no digital para retirar no físico. Tudo no pacote da T store.
A primeira unidade no Rio Grande do Sul e 18ª filial da bandeira abriu esta semana no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Mais do que desembarcar na Capital, a loja entra na cena varejista do Rio Grande do Sul. A informação já tinha sido noticiada pela coluna Minuto Varejo. A loja tem 232 metros quadrados de área de venda e mais de 800 produtos.
A segunda filial porto-alegrense da loja própria da indústria chega em setembro, no Shopping Iguatemi, na zona Norte.
"Para contentar todo mundo, faremos nos dois shoppings", explica Evandro Costa, gerente geral da Tramontina Store.
A chegada a Porto Alegre, pois até agora as lojas - não no mesmo conceito nem softsicação -, estavam apenas na Serra e são do conceito de Factory Store (showroom), também mostra um novo foco de alcance do consumidor final. Costa admite que a marca estava mais concentrada no Sudeste, onde estão as T store.
"Agora estrategicamente estamos indo para o Sul, que é a nossa casa", resume o executivo.
A marca vai terminar 2023 com 22 unidades da frente varejista. Além das duas da Capital, outras três estão programadas para abrir até outubro: em Belém (Pará,) em São José dos Campos (Sao Paulo) e no Rio de Janeiro (RJ), onde já estão outras duas filiais. As demais lojas oficiais estão na Bahia, no Ceará, no Distrito Federal, no Espírito Santo, em Goiás e em Minas Gerais.
"O grande barato neste espaço é que o cliente pode comprar qualquer item, com entrega avulsa ou em casa", diz o executivo.
"A rede deve continuar crescendo. Todo o ano vamos abrir loja. Quantas e onde vamos avaliar no fim do ano com a área comercial", adianta o gerente geral. "É uma oportunidade para o consumidor ter experiência com a marca, no ambiente próprio, e conhecer o mix mais amplo de linhas", explica Costa.
A Tramontina está presente majoritariamente em varejos multimarcas, de supermeracdos a lojas, entre mais populares a mais sofisticadas. O executivo acredita que o posicionamento em varejo próprio tambpem vai impulsionar a venda nos demais canais, devido ao maior contato com a diversidade das coleções. "A T store servirá para os outros varejos mostrarem aos clientes o que a marca tem."
O que as T store possibilitam também é o exercício da omnicanalidade, com uma jornada do cliente entre o digital e o ponto físico com diferenças que quase não são mais percebidas. "A ideia é usar a loja como ponto de entrega, operando como um hub para fortalecer o digital", traduz o gerente geral.