Carrefour em shopping de Porto Alegre tem açougue inspirado em loja de Dubai

Carnes de produtores gaúchos viram atração em nova forma de vender produtos

Por Patrícia Comunello

Ilha com os cortes avançou para o meio da área de perecíveis
Porto Alegre está a quase 13 mil quilômetros de Dubai, a estonteante cidade dos Emirados Árabes, no Oriente Médio. Mas o "novo" hipermercado da maior varejista brasileira que acaba de abrir, o primeiro da bandeira em um shopping center em Porto Alegre, eliminou essa distância. Tudo porque o açougue do ex-BIG do BarraShoppingSul, convertido para Carrefour nesta quinta-feira (29), foi inspirado no modelo existente em um hipermercado do grupo francês em Dubai.

LEIA MAIS: Carrefour estreia mais sete hipermercados e encerra conversões do BIG

O conceito é simples: a carne vira atração, por isso os cortes que podem também ser manipulados ficam em uma ilha com circulação 360 graus dos clientes. O açougue que fica na retaguarda de 99% dos supermercados passa a figurar em áreas de maior fluxo e visibilidade. O hipermercado de Porto Alegre é o primeiro da bandeira no Brasil a ter esta configuração, que pode chegar a outras unidades a partir de 2024.  
Mas não para por aí. A operação gaúcha inovou com a oferta de carnes na vitrine da ilha que são exclusivamente produzidas em propriedades do Estado, com destaque para bovinos e ovinos (carne de cordeiro). Mas tem também cortes de suíno e frango. "Coxa e sobrecoxa são os cortes que mais vendemos no Rio Grande do Sul", comenta o diretor nacional de açougue de hipermercados e supermercados do grupo francês, Carlos Eduardo Rodrigues de Souza.  
Sobre a novidade, Souza explica que o design foi inspirado em um hipermercado de Dubai, mas com uma "tropicalização nas cores, além de menos efeitos luminosos", compara Souza. A ilha ainda vai ganhar telões em LED com preços e receitas para preparar as carnes. "A ideia é encantar os olhos", diz o executivo.