Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

Minuto Varejo

- Publicada em 24 de Junho de 2023 às 09:30

O que a Renner fará com acervo do Memorial da Livraria do Globo após fechar loja

Estátua do escritor Erico Verissimo é uma das atrações no Memorial que fica dentro da filial

Estátua do escritor Erico Verissimo é uma das atrações no Memorial que fica dentro da filial


PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
O fechamento da loja da Renner no prédio da antiga Livraria do Globo, no Centro Histórico de Porto Alegre, é o assunto que mais repercute e é o mais acessado na semana entre leitores da coluna Minuto Varejo nas plataformas do Jornal do Comércio. Uma dúvida é o destino do Memorial da antiga livraria, que inclui uma estátua de Erico Verissimo. A varejista emitiu nota sobre o assunto, após questionamento da coluna.
O fechamento da loja da Renner no prédio da antiga Livraria do Globo, no Centro Histórico de Porto Alegre, é o assunto que mais repercute e é o mais acessado na semana entre leitores da coluna Minuto Varejo nas plataformas do Jornal do Comércio. Uma dúvida é o destino do Memorial da antiga livraria, que inclui uma estátua de Erico Verissimo. A varejista emitiu nota sobre o assunto, após questionamento da coluna.
Com a saída de cena da filial, marcada para 13 de julho, a cafeteria que existe no local também terá de encerrar a atividade. No mesmo espaço, fica o Memorial. A companhia, com ações negociadas na bolsa de valres, na B3, alega desempenho deficitário da unidade para desativar o ponto e vai concentrar a venda na megaloja existente na região, a primeira na história da empresa centenária.   

LEIA MAIS: "Nunca pensei que fosse fechar", diz dono de cafeteria em loja da Renner

A notícia do fechamento, veiculada em primeira mão pela coluna, elevou o interesse pelo local, e a cafeteria Choocólatras, uma das franquias gaúchas mais conhecidas, registra aumento repentino do fluxo, com frequentadores habituais e novos clientes.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/06/20/206x137/1_minuto_varejo_renner_livraria_do_globo_cafeteria_jornal_do_comercio-10244643.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'649212a190129', 'cd_midia':10244643, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/06/20/minuto_varejo_renner_livraria_do_globo_cafeteria_jornal_do_comercio-10244643.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Renner - Livraria do Globo - loja vai fechar - cafeteria Chocólatras - equipe - dono Daniel Pillar (Esquerda) com Camila Ribeiro (esq,), Gabriela Dornelles e Dionas dos Santos - Porto Alegre', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Renner - Livraria do Globo - loja vai fechar - cafeteria Chocólatras - equipe - dono Daniel Pillar (Esquerda) com Camila Ribeiro (esq,), Gabriela Dornelles e Dionas dos Santos - Porto Alegre', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Pillar, à esquerda, com funcionários que já receberam aviso-prévio devido ao fechamento da cafeteria. Fotos: Patrícia Comunello/JC
"É a cafeteria mais bonita do Centro. Como ela, não tem outra", valoriza o franqueado Daniel Pillar, desolado com a decisão da maior varejista de moda do Brasil, fundada no Rio Grande do Sul em 1922. 
"Nunca pensei que fosse fechar", diz ele, sobre a interrução da atividade no local no icônico prédio da livraria, igualmente emblemática no imaginário literário e editorial gaúcho e até mesmo brasileiro, situado na popular Rua da Praia, a rua dos Andradas.

LEIA MAIS: Seis grandes redes de varejo fecham lojas no Centro de Porto Alegre

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/06/17/206x137/1_minuto_varejo_renner_livraria_globo_centro_porto_alegre_jornal_do_comercio-10242386.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'648e3ba91ef94', 'cd_midia':10242386, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/06/17/minuto_varejo_renner_livraria_globo_centro_porto_alegre_jornal_do_comercio-10242386.jpg', 'ds_midia': 'Unidade funciona no prédio icônico que já abrigou a Livraria do Globo', 'ds_midia_credi': 'PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Unidade funciona no prédio icônico que já abrigou a Livraria do Globo', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '529', 'align': 'Left'}
Filial fica na Rua da Praia, coração do Centro Histórico, e tem descontos em coleções, preparando o fim da operação em 13 de julho
Na nota enviada ao Minuto Varejo, a Renner reforça que "tem forte conexão com Porto Alegre e valoriza a importância do Centro Histórico onde, em 1932, inaugurou sua primeira operação, na rua Otávio Rocha, esquina com a rua Dr. Flores".
Sobre as peças do Memorial da livraria, a Renner explica que, ao alugar o prédio, "investiu no empreendimento" e se comprometeu a implantar o Memorial da Antiga Livraria do Globo, "que no passado operou no local.
"Como já estava previsto, com a desocupação do imóvel, o acervo volta a ser de responsabilidade somente do proprietário do prédio. Porto Alegre seguirá contando com o Memorial como referência da cultura local", completa a varejista.

Íntegra da nota da Renner sobre o Memorial da Livraria do Globo e loja que vai fechar:

"Posicionamento da Lojas Renner sobre o acervo do Memorial da Livraria do Globo

A Renner tem uma forte conexão com Porto Alegre e valoriza a importância do Centro Histórico, onde, em 1932, inaugurou sua primeira operação, na Rua Otávio Rocha, esquina com a Rua Dr. Flores. Esta loja, com mais de 10 mil m² de área total e sete pavimentos de área de vendas, continuará recebendo os clientes da região, com um mix completo de produtos e investimentos permanentes, reforçando o propósito de encantamento da marca e sua ligação com a história da capital gaúcha.

O incentivo à cultura faz parte da nossa trajetória. Através do movimento Renner Cultural, desenvolvemos uma série de iniciativas para ampliar o acesso à cultura e à arte. Quando alugamos o imóvel da Rua dos Andradas, investimos no empreendimento e nos comprometemos a realizar a implantação do Memorial da Antiga Livraria do Globo, que no passado operou no local, entendendo a sua relevância histórica para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Por mais de dez anos, disponibilizamos para a população gaúcha um espaço revitalizado e aberto à visitação.

Como já estava previsto, com a desocupação do imóvel, o acervo volta a ser de responsabilidade somente do proprietário do prédio. Porto Alegre seguirá contando com o Memorial como referência da cultura local."